Início da etapas funcionais resulta em novos líderes parciais na Classificatória Gaúcha

Se no primeiro dia, o padrão morfológico é quem esteve em evidência, a sexta-feira (14) foi de desempenho funcional sendo colocado à prova. Em quase 11 horas consecutivas de prova, as 48 fêmeas e os 45 machos completaram as etapas de Andaduras, Figura, Volta sobre patas e Esbarradas na Classificatória Gaúcha ao Freio de Ouro. Com isso, mais uma parcial foi formada rumo à preencher as 16 vagas na grande final da modalidade.

Entre as fêmeas, a égua uruguaia Jaguel Olímpica assumiu a ponta no ranking até o momento. Ela que já havia saído na segunda colocação através da nota morfológica (8,000), chegou a liderança após uma boa apresentação sob a condução do ginete Claudio Fagundes. A baia é de propriedade da Cabanha Septiembre, localizada na cidade de Maldonado/UY, e carrega a média de 19,975 até então.

CLIQUE AQUI para conferir a última parcial completa das Fêmeas.

Líder novo também  na divisão dos machos: Feitiço Cavalera é que “pulou” para a primeira posição na parcial do dia. Se a nota 7,527 colocou o cavalo gateado na sétima posição ao término da avaliação morfológica, o desempenho notável nos primeiros desafios funcionais elevou o garanhão ao topo da tabela, com 19,772 de média no momento. Feitiço compete nesta prova sob a propriedade do estabelecimento argentino Cabanha Perseverança e com o comando do ginete José Fonseca Macedo.

CLIQUE AQUI para conferir a última parcial completa dos Machos.

Relembre a etapa morfológica

Dando início à semifinal, ambas as categorias passaram pelo crivo da seleção morfológica na primeira etapa da prova. No grupo das éguas,  Erva Santa Cala Bassa (exemplar três vezes Reservada Grande Campeã na Expointer) foi quem largou na liderança com a maior nota (8,400). Enquanto entre os garanhões, o colorado Guanabara Nunca Más (cavalo que também já ganhou rosetas nas filas de campeonatos da Morfologia da Expointer em 2014 e 2015) iniciou como líder após receber a melhor avaliação dos jurados (8,000 de nota).

CLIQUE AQUI e confira a parcial completa das Fêmeas.  

CLIQUE AQUI e confira a parcial completa dos Machos.

O evento

Organizada pela ABCCC, a Classificatória Gaúcha ao Freio de Ouro conta com o julgamento de João Francisco Silveira, Luciano Corrêa Passos e Thiago Schilling de Ávila na categoria das Fêmeas e com a atuação do trio Carlos Marques Gonçalves Neto, Eduardo Móglia Suñe e Leonardo Ardenghy na avaliação da divisão dos Machos. Nela, competem conjuntos credenciados em todo o Estado do Rio Grande do Sul.

O ciclo do Freio de Ouro 2019 conta com o patrocínio de Massey Ferguson e Ipiranga e com o apoio da Supra e da Chevrolet.

Acompanhe ao vivo

Estamos com transmissão ao vivo, direto de Esteio/RS, através do nosso site e também no Facebook. A apresentação é de Estela Facchin e os comentários de Daniel Rossato Costa. Além disso, você pode acompanhar a cobertura do evento através das nossas publicações no Instagram.

ACOMPANHE A PROGRAMAÇÃO:

14 de junho (sexta-feira)

20h Leilão Passo Novo, Capão da Ronda e La Taca Criolla

15 de junho (sábado)

8h Julgamento Prova de Mangueira (Fêmeas e Machos)

14h Julgamento Prova de Campo (Fêmeas e Machos)

21h Leilão Cabanha do Mako e Reconquista

16 de junho (domingo)

8h30 Fase Final (Mang/Bayard-Sarmento/Campo)

12h Encerramento e entrega de prêmios

CLIQUE AQUI e confira a parcial completa das Fêmeas.  

CLIQUE AQUI e confira a parcial completa dos Machos.

Fonte: ABCCC

Foto: Fagner Almeida

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo