Estudo identificará perfil nutricional dos ervais no Estado
Um estudo coordenado pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) – e operacionalizado com o apoio da Emater/RS-Ascar – terá início nos próximos meses, com o objetivo de identificar o perfil nutricional dos ervais do Estado. A ação contará com 300 análises de solo e foliares por ano, que serão conduzidas nos próximos quatro anos, sendo distribuídas nos cinco polos ervateiros do Rio Grande do Sul.
Funcionando como um complemento do Programa Gaúcho de Qualidade e Valorização da Erva-Mate, o estudo procurará comparar as lavouras de ervais cultivadas a pleno sol, consorciadas com outros cultivos e em sombreamento – ou Sistema Agroflorestal (SAF). “A intenção será a de buscar um refinamento no que diz respeito às recomendações de manejo de solo e de plantas, na busca por um ideal de produção”, salienta o coordenador da Câmara Setorial da Erva-Mate no Estado, engenheiro florestal Tiago Antônio Fick.
Uma reunião realizada nesta semana no Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Lajeado começou a definir as estratégias de execução da ação. “A intenção geral é a de melhorar os ervais, observando qual o sistema em que ele melhor se adapta e em qual deles ele apresenta uma melhor resposta em termos de nutrição”, enfatizou o assistente técnico regional em Erva-Mate da Emater/RS-Ascar, Cezar Burille.
Fonte: Seapdr
Foto: Fernando Dias