Secretaria da Agricultura inova gestão com gerenciamento de frota por meio de aplicativo

A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) vai inovar para gerenciar sua frota e reduzir seus custos administrativos. O secretário Covatti Filho anunciou nesta quarta-feira (29) uma parceria com o setor privado que permitirá à pasta iniciar um período de 120 dias testes com o aplicativo Fleeter Gov. A Seapdr tem a maior frota entre as secretarias do Estado, com 1.881 veículos, usados para representação, serviços comuns e serviços especiais.

Os testes no novo modelo de gestão da frota, por meio do aplicativo, devem se iniciar no segundo semestre. Após o período de avaliação, poderá ser aberto processo licitatório para contratação do serviço. O aplicativo em adoção pela Seapdr dispõe de funções como diário de bordo, auditoria em tempo real, viagens compartilhadas e relatórios de controle, entre outras funções. Os servidores poderão agendar viagens, checar a disponibilidade de veículos e reduzir o número de carros utilizados para itinerários semelhantes.

O App já foi utilizado, também em regime de testes, por órgãos como o Ministério Público Estadual, que obteve redução de 20% nos gastos após o período avaliativo. “É fundamental que o gestor público tenha atenção aos gastos, buscando eficiência maior eficácia da Seapdr, e o uso de um aplicativo de gerenciamento de frota só tem a colaborar positivamente neste processo. É a tecnologia contribuindo com o controle de gastos na administração pública”, pontuou Covatti Filho.

Economia

Além de buscar eficiência com a gestão pelo aplicativo, a Secretaria já conseguiu reduzir o consumo de combustível na atual gestão. Os gastos foram reduzidos em 18% de janeiro a maio, em comparação com o mesmo período do ano passado. Entre janeiro e maio foram utilizados 237.977,94 litros de combustível, economia de 51.408 litros em comparativo ao mesmo período do ano passado. Segundo o Departamento de Transportes da Seapdr, a redução foi alcançada devido ao remanejamento da frota e a desativação de veículos com alto custo de manutenção e reparos. Da frota total da Seapdr, 53% dos veículos são utilizados por convênios, incluindo a Emater. 

Fonte: Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural

Foto: Emerson Foguinho/Especial Seapdr

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo