Covatti Filho formaliza pedido de auditoria do Mapa para tornar RS livre de febre aftosa sem vacinação

A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) formalizou o pedido de auditoria do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) no sistema de defesa sanitária animal, na segunda quinzena de julho, com o objetivo de avaliar a situação em relação à febre aftosa, visando à possível evolução de status sanitário para a condição de livre de febre aftosa sem vacinação. O documento foi entregue nesta segunda-feira (23) pelo secretário Covatti Filho ao superintendente federal do Mapa no RS, Bernardo Todeschini. A solicitação foi feita na Assembleia Legislativa, durante ato de lançamento da Frente Parlamentar em Apoio à Evolução do Status Sanitário Animal do RS.

No documento entregue ao Mapa, o secretário da Agricultura informa que o Estado já elaborou um plano estratégico para o cumprimento das metas, a partir de uma auditoria em 2017, em conjunto com o governo federal. O plano tem sido implementado e permitido alcançar as metas definidas, sendo que a maioria delas já foi atendida ou está em andamento.

Solicitação foi feita na Assembleia, ato de lançamento da Frente Parlamentar em Apoio à Evolução do Status Sanitário Animal
Solicitação foi feita na Assembleia, ato de lançamento da Frente Parlamentar em Apoio à Evolução do Status Sanitário Animal – Foto: Fernando Dias/Seapdr

Conforme o documento, houve progresso no sistema de vigilância e monitoramento a campo em todo o Estado, incluindo o controle de trânsito animal e produtos de origem animal nos postos de divisa e fronteira. Covatti Filho enumerou ainda que o Rio Grande do Sul tem mantido adequada estrutura de pessoal e de equipamentos, capilaridade em todo seu território, e ausência de circulação viral de febre aftosa nos países limítrofes com o Estado.

“O progresso do sistema de defesa animal do Rio Grande do Sul tem sido uma prioridade dos setores público e privado do Estado, e seu constante monitoramento permite que consideremos que o RS tem condições de atender aos requisitos necessários para que seja retirada da vacina contra febre aftosa”, escreveu o secretário.

Frente parlamentar

O pedido de Covatti Filho foi feito durante o lançamento da Frente Parlamentar em Apoio à Evolução do Status Sanitário Animal do RS, iniciativa do deputado estadual Ernani Polo.  A chefe da Divisão de Defesa Sanitária Animal da Seapdr, Rosane Collares, falou sobre a importância do trabalho desenvolvido pelo Estado na área, apresentou a estrutura física e de pessoal da Seapdr, fez um histórico da febre aftosa no Estado e abordou o plano de ação estadual. Rosane esteve acompanhada do diretor do Departamento de Defesa Agropecuária, Antonio Carlos de Quadros Ferreira Neto.

Chefe da Divisão de Defesa Sanitária Animal da Seapdr, Rosane Collares, falou sobre a importância do trabalho desenvolvido pelo Estado
Chefe da Divisão de Defesa Sanitária Animal da Seapdr, Rosane Collares, falou sobre a importância do trabalho desenvolvido – Foto: Fernando Dias/Seapdr

Também participaram do evento o presidente do Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal (Fundesa), Rogério Kerber; o secretário da Agricultura Familiar e Cooperativismo, do Mapa, Fernando Schwanke; o senador Luis Carlos Heinze; além de parlamentares estaduais e federais, entidades representativas das cadeias produtivas de proteína animal e técnicos do setor.

Foto: Fernando Dias/Seapdr

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo