
Uberaba vai receber a Exposição Passaporte do Cavalo Crioulo durante a 90ª ExpoZebu
A terra do Zebu abre espaço para destacar a potencialidade e a expansão do Cavalo Crioulo pelo país, nos próximos dias. A cidade de Uberaba, que é sede da 90ª ExpoZebu — considerada a maior feira de gado Zebu do mundo — receberá a 9ª edição da Exposição Passaporte, entre os dias 30 de abril e 2 de maio, no Parque Fernando Costa. Os eventos vão reunir criadores, pecuaristas, entusiastas e profissionais do setor.
Durante o tradicional evento da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), o Núcleo Sem Fronteiras de Criadores de Cavalos Crioulos organiza a seletiva, que vai qualificar mais oito exemplares — quatro fêmeas e quatro machos — para a final nacional da Morfologia, entre os dias 26 e 31 de agosto, na Arena do Cavalo Crioulo, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.
De acordo com o presidente do Núcleo Sem Fronteiras, Gustavo Piegas, a expectativa é que a tradicional Expozebu seja um grande palco e uma importante vitrine para a raça Crioula, pois o evento atrai criadores e expositores das regiões Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste, mas conta também com delegações de países como Índia, Bolívia, Colômbia, Argentina e Paraguai. “Aqui, o pessoal vai poder estar em contato com o criador, vai poder trocar ideia e eventualmente adquirir um exemplar”, afirma. “Hoje, a gente já tem núcleos na região Nordeste, ela acontece muito por causa da necessidade de trabalho do cavalo Crioulo em fazendas de pecuária, em fazendas de agropecuária. Então, acho que é um mercado aquecido e de bastante volume aqui para a nossa região, para as regiões mais ao norte de São Paulo, o mercado de cavalo de serviço, de cavalo de trabalho. Então, mais uma vez, a Expozebu reforça a sua importância no fortalecimento desse mercado”, completa.
Segundo ele, os participantes devem esperar uma exposição de altíssimo nível, que passaporteiam para a grande final. “Temos conseguido trazer animais de alto nível aqui, e eles brigam em boas posições na final em Esteio”, complementa. Segundo ele, a estrutura do parque está preparada para receber os julgamentos, que ocorrem em uma pista de alta qualidade e onde os cavalos Crioulos dividem espaço com o gado Zebu. “Chama muito a atenção de quem está no parque, tanto dos expositores, quanto dos cabanheiros ou de quem está ali passeando e vendo uma prova.quando os cavalos entram em pista chama a aten de quem está em volta tanto os expositores, os cabanheiros do gado ou de quem está ali passeando e vendo prova então a gente acha super relevante”.
Gustavo Piegas define a ExpoZebu como uma grande experiência — tanto para o público quanto para o criador de Cavalo Crioulo que não conhece a mostra. Neste ano, observa, já são quase 3 mil bovinos confirmados em exposição. “É uma baita experiência, vale a pena ir ao evento, expor seus animais. Quem é entusiasta ou quem é criador e não tem animal para levar no Passaporte, vale a pena prestigiar, comer um churrasco com a gente e acompanhar o evento, porque é muito legal”, resume.
Nesta edição da Exposição Passaporte, o técnico responsável e credenciado à ABCCC, Heitor Coelho, comandará os trabalhos. O jurado principal será Felipe Maciel. Haverá transmissão ao vivo no canal do Cavalo Crioulo no Youtube com apresentação do Analista de Expansão, Lucas Lau.
O Ciclo Morfológico do Cavalo Crioulo 2025 conta com patrocínio de Supra, Vetnil, John Deere e Florestal.
Programação:
Quarta-feira (30/04)
15h – Concentração de machos
16h – Admissão dos animais da Exposição e Incentivos
Quinta-feira (1º/05)
8h30 – 9h – Início do julgamento morfológico
Sexta-feira (02/05)
14h – Julgamento dos Grandes Campeonatos
18h – Entrega de Prêmios e Confraternização na sede da ABCCC e Núcleo Sem Fronteiras
Fonte: ABCCC