“Eu amo Cavalo Crioulo e minha família honra eles”, destaca jovem campeã na prova de Seis Balizas

O Cavalo Crioulo é a representação de versatilidade e resistência no mundo equino. No último final de semana, o Parque de Exposições Assis Brasil foi palco da Copa Gaúcha de Escolas e contou com a participação da raça Crioula. Isadora Biazus venceu a categoria principal (Aberta) com seu exemplar na prova Seis Balizas.

A jovem de 13 anos conta que desde pequena convive com cavalos. “Até antes de eu nascer minha família já lidava com Cavalo Crioulo, sempre competiram. Depois que nasci, sempre tive vivência. Minha paixão desde pequena, comecei com os cavalos e foram eles que me ensinaram tudo, eu amo Cavalo Crioulo e minha família honra eles, sou muito grata”, enfatiza Isadora.  

Sobre a participação em competições, ela comenta que pretende continuar participando dos eventos junto com seu melhor amigo. “Participo das provas de três tambores faz quase três anos, pretendo cada vez mais melhorar minhas técnicas, ficar cada vez melhor no esporte, diminuir meu tempo e seguir competindo”, salienta.

Isadora conta que não tinha como foco a prova de Balizas, mas participou de algumas provas, venceu e decidiu aperfeiçoar, resultando na vencedora da categoria principal na prova de Seis Balizas na Copa. “Fui competir e tive esse resultado muito bom. Meu sonho é poder chegar em competições maiores e poder crescer o Cavalo Crioulo nesses esportes diferentes, como a Seis Balizas e Três Tambores, é isso que eu, junto com a minha equipe, estamos tentando conseguir”, destaca.

Isadora Biazus e o Vice-Presidente de Provas Esportivas, Fernando Gonzales, durante a premiação da Copa

O Vice-Presidente de Provas Esportivas da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), Fernando Gonzales, enfatiza que o resultado de Isadora foi muito positivo. “Estamos muito felizes como Associação com esse resultado. Nós nunca ambicionamos ser a melhor raça, a mais rápida ou a mais resistente, mas sim, nós somos uma raça sólida, com cavalo versátil, que se adapta a inúmeras provas e consegue concretizar sonhos e pessoas”, pontua.


O treinador de Isadora, José de Almeida, mais conhecido como Zé Paraná do Centro Equestre, comenta sobre o resultado da jovem e a vivência com o Cavalo Crioulo. “Tenho uma escola de equitação na serra gaúcha, focada em Três Tambores e Seis Balizas. Falar do Cavalo Crioulo é se orgulhar, já me deram títulos na modalidade de rédeas. É um cavalo que funciona em qualquer modalidade que você colocar, estou muito contente, os cavalos que uso na escolinha são só crioulos. Estou muito feliz com as meninas, vamos seguir treinando em parceria com o Cavalo Crioulo”, frisa.

Fonte: ABCCC

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo