Qualidade vai marcar julgamento da raça Holandesa na Expoleite Fenasul

Para jurado, animais do Rio Grande do Sul serão destaque pela genética durante evento organizado pela Gadolando

O julgamento da raça Holandesa é um dos pontos altos da Expoleite Fenasul organizada pela Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul (Gadolando), e que ocorre de 15 a 19 de maio no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS). No evento, são conhecidos os grandes campeões, que integram o seleto grupo de vencedores que entram para a história da tradicional feira entre os criadores.

O julgamento ficará a cargo neste ano do presidente do Conselho Deliberativo Técnico da Associação Paranaense de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa (APCBRH), Hilton Ribeiro. Médico veterinário formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), também é consultor técnico da Semex Brasil. Sobre o convite, Ribeiro destacou que o recebeu com muito orgulho. Considera a Expoleite Fenasul uma das exposições de grande destaque no cenário nacional. “Todo jurado de gado Holandês espera ser convidado para essa grande tarefa e estou ansioso para o evento”, destaca.

Ribeiro também observa que a perspectiva é de grande qualidade na apresentação dos exemplares, o que é de praxe quando se fala em gado leiteiro da raça Holandesa em território gaúcho. “Todo mundo comenta que é uma das melhores exposições não só do Rio Grande do Sul, mas do Brasil. Tenho certeza que veremos animais de excelente qualidade e excelente genética como ocorre nas exposições no Estado”, observa.

O julgamento inicia na sexta-feira, dia 17 de maio, a partir das 14h, com os machos e fêmeas jovens. Já no sábado, 18 de maio, ocorre a avaliação das fêmeas paridas, conjuntos e grande campeonato. A exposição na Expoleite Fenasul também faz parte do Circuito Exceleite 2018/2019. As inscrições vão até o dia 30 de abril e as informações estão no site www.gadolando.com.br.

Foto: JM Alvarenga/Gadolando/Divulgação
Texto: Nestor Tipa Júnior/AgroEffective

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo