Encontro de Produtores Carne Angus Certificada 2024 reuniu mais de 200 pessoas em Carambeí/PR

O Programa Carne Angus Certificada e a Associação Brasileira de Angus e Ultrablack promoveram, no dia 30 de setembro, o Encontro de Produtores Carne Angus Certificada, com o tema central ‘Beef on Dairy’, que trata do cruzamento de vacas leiteiras com touros Angus. Ao todo, cerca de 250 pessoas, entre produtores, pecuaristas, técnicos e especialistas do mercado bovino de corte participaram do evento, que aconteceu no Pavilhão Digital Agro da Cooperativa Frísia, em Carambeí/PR.

A presidente da Associação, Mariana Tellechea, e o presidente do comitê do Programa da Carne, Nivaldo Dzyekanski, estiveram presentes e participaram da abertura oficial do evento. “Considerei um sucesso o nosso evento em Carambeí. Tínhamos mais de 250 pessoas assistindo, interagindo, esclarecendo, escutando as palestras e tirando as dúvidas sobre esse produto, Beef on Dairy, que é novo no Programa Carne Angus Certificada. Uma carne de muito boa qualidade, [resultado] das cruzas com Holandês e Jersey, e que acredito que vai ser muito bem aceita pelos produtores de leite. É uma maneira de aumentar a rentabilidade da propriedade e também de promover sustentabilidade, através do bem-estar animal”, ponderou Tellechea.

Na sequência, a gerente nacional do Programa, Ana Doralina Menezes, apresentou o primeiro painel do dia, com o tema ‘Programa Carne Angus Certificada: desafios e oportunidades’, onde explicou a dinâmica de participação na iniciativa para produtores de carne, frigoríficos e receptores da ponta da cadeia, para comercialização. “No ano passado nós comemoramos 20 anos do Programa da Carne, o que pra gente é motivo de muito orgulho. Hoje, o Programa Carne Angus é o maior programa de certificação de raça e qualidade em atividade no país, com mais de cinco milhões de animais certificados ao longo destes anos. Com essa nova possibilidade, de se aceitar no Programa o cruzamento de vacas leiteiras com animais Angus, nós temos certeza de que esse mercado deve se expandir muito mais”, comentou a gerente.

Passando ao painel genético, com o tema ‘a genética e os potenciais ganhos no Beef on Dairy’, participaram os representantes das principais centrais no país. Pela Semex Brasil, esteve presente Antônio Carlos Sciamarelli Jr; pela Select Sires, participou Gustavo Freitas Ilha; da ABS, Marcelo Valente Selistre; pela Genex, Juliana Ferragute; e pela Alta Genetics, Adnan Rodrigues. Ambos destacaram como a união da genética entre touros Angus e vacas leiteiras pode resultar em produtos com qualidade superior de carne, além de exemplos sobre como o cruzamento é realizado nos Estados Unidos e os resultados positivos já obtidos.

Último palestrante do dia, o pesquisador, professor assistente e especialista em Confinamento da AGNEXT – Colorado State University, Pedro Carvalho, destacou como a nova possibilidade de cruzamento pode ser benéfica, desde que realizada de forma controlada.

“Foi muito bom poder levar um pouco do que a gente vê e do que a gente faz aqui nos Estados Unidos para o pessoal do Brasil, compartilhar um pouco de informação e tentar observar quais são as oportunidades que o mercado brasileiro oferece para este tipo de carne. Eu acho que tem bastante oportunidade, principalmente essa cruza do macho de corte com o gado leiteiro, e acho que, desde que bem feito e bem manejado, a gente pode atingir patamares muito interessantes quanto à qualidade de carne, nível de marmoreio, maciez e tudo o que envolve qualidade de carne”.

Durante a tarde, os participantes do workshop foram recebidos na Fazenda Rincão, do criador Roberto Ari de Castro Greidanus, também localizada em Carambeí, que já está produzindo animais Beef on Dairy no sistema de confinamento para abate e certificação dentro do Programa Carne Angus Certificada.

Principal destaque na propriedade, o Cross Ventilation, é um sistema de ventilação utilizado em confinamentos, que permite a criação e circulação de corredores de ar fresco no ambiente do confinamento e combina técnicas de conforto e bem-estar para a obtenção de melhores resultados na produção.

Fonte: Associação Brasileira de Angus

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo