Dias de sol garantem evolução da semeadura do arroz no RS

Os últimos dias ensolarados em grande parte do Rio Grande do Sul ajudaram os trabalhos de semeadura do arroz. Conforme levantamento do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), o Estado atingiu 61,08% nesta semana, com 579.253 hectares semeados dos 948.356 hectares previstos pelo instituto.

A Fronteira Oeste avança nos trabalhos de semeadura. Nesta semana, totalizou 76,57% (215.565 hectares dos 281.542 ha estimados). A Planície Costeira Interna já atingiu 70,97% (102.069 ha dos 143.825 ha previstos). A Zona Sul, última regional a começar a semear, também apresenta grande evolução, com 60,97% (101.205 dos 165.986 ha projetados).

O coordenador da região Central, Ênio Coelho, observa que o clima colaborou nesta semana. “Olhando para a evolução da semeadura, de quarta-feira passada para esta semana, é possível perceber que a condição climática proporcionou a evolução da semeadura em todas as regionais. Mesmo aqui na região Central, embora pouco, também se evoluiu. No entanto, por característica, ela já é uma região que se faz uma semeadura mais atrasada em relação às demais regionais, isso é histórico. Esse atraso bem acentuado, neste ano, está muito ligado ao que passamos nas enchentes de maio, pois os produtores, nesse momento, ainda estão em reconstrução de suas áreas”, acrescenta.

O levantamento semanal do Irga é coordenado pela Divisão de Assistência Técnica e Extensão Rural (Dater), a partir de informações fornecidas pelos núcleos da autarquia localizados no interior do Estado junto aos produtores.

Evolução da semeadura (10)

Fonte: Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo