Vacacaí, Soldera e La Reina vencem na pista de argola em SC

Propriedades gaúchas venceram o grande campeonato de argola Brangus da Expo Chapecó, na tarde de sábado (19/10). Comandada pelo inspetor técnico da Associação Brasileira de Brangus (ABB) e jurado Gerson de Lima, a disputa sagrou Grande Campeã Fêmea de Argola a vaca adulta do box 49 (tatuagem K1005). O animal é uma parceria da Fazenda Vacacaí, de São Gabriel (RS), com o Grupo Soldera, de Panambi (RS), e chamou atenção do jurado por sua funcionalidade. “Foi muito difícil chegar à decisão do grande campeonato. Escolhi três animais que qualquer plantel gostaria de multiplicar, mas a grande campeã se destacou por seu volume de carcaça. Certamente, serão doadoras”, avaliou Lima. Um dos proprietários da Soldera, Didi Soldera, acrescenta que é uma fêmea muito feminina e apresenta boa profundidade. “Estamos muito contentes em conquistar esse título junto aos amigos e parceiros da Vacacaí. Isso mostra que estamos no caminho certo, entregando uma genética que agrada em diferentes praças”.

O título de Reservada Grande Campeã da mostra ficou com a novilha menor do box 46 (tatuagem M1004FIV). O exemplar pertence a Fazenda Vacacaí e a Fazenda VR, de Vinicius Lansisni Reginatto, de São Gabriel (RS). A terceira melhor fêmea de Argola da exposição foi a do box 42 (tatuagem M1021FIV), também da Vacacaí. “Fico muito feliz em ter ganho esses títulos e mais ainda por poder compartilhá-los com meus parceiros. Não somos ninguém sozinhos, por isso, procuro fazer parcerias em animais que acreditamos ter futuro nas pistas. A Expo Chapecó mostrou a realidade que a Vacacaí tem de vender as melhores fêmeas que produz na geração”, apontou Raul Gonçalves Southall, proprietário da Vacacaí.

Nos machos, o Grande Campeão foi o touro do box 54 (tatuagem 2137), da Cabanha La Reina. Médico veterinário responsável pela sanidade da propriedade, João Antônio Cantarelli afirma que o animal destaca-se em todos os seus índices e é bastante uniforme. “É um touro que a gente vem apontando há alguns meses. Ele tem uma avaliação impecável e apresenta um fenótipo que viemos buscando. Sem dúvida será um reprodutor para utilizar no rebanho comercial”. O Reservado Grande Campeão da exposição é o box 53 (tatuagem M1012), da Fazenda Vacacaí. O mérito de terceiro melhor macho de Argola ficou com o box 51 (tatuagem FIV53), de Wanderley Berté, da Fazenda Sonho e Realidade, de Água Doce (SC).

Fonte: Associação Brasileira de Brangus

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo