Shana Müller leva show “Canto de América” para oito cidades do RS

A turnê faz parte do Edital Cultural Reconstruir RS do Banrisul

A cantora Shana Müller, uma das mais importantes vozes femininas do cenário regional, celebra 20 anos de carreira com uma nova turnê do show “Canto de América”, uma homenagem à música e cultura latino-americana. A série de shows percorrerá oito cidades do Estado, promovendo a descentralização da cultura e levando ao público canções de grandes referências da música latina. Os shows terão tradução em libras e serão fornecidos abafadores de som e objetos sensoriais para incluir a comunidade neurodivergente. Em cada cidade a cantora vai receber uma musicista convidada, trazendo o protagonismo feminino para os palcos.

O espetáculo, que estreou no Theatro São Pedro, em Porto Alegre, em 2022, é construído em português e espanhol, e destaca ritmos como bolero, tango, milonga, chacarera e zamba. A interpretação da cantora imprime sua personalidade a canções gravadas por grandes referências de sua carreira como Mercedes Sosa, com quem dividiu o palco em duas oportunidades, Teresa Parodi e Violeta Parra. “O roteiro faz referência ao papel das mulheres artistas e compositoras sul-americanas que marcaram a minha sonoridade desde a infância”, conta. “É também um resgate da cultura índia, negra e espanhola, tão importantes na formação da nossa gente. Acredito que minha arte é ao mesmo tempo regional e plural, sem fronteiras e para diversos públicos”.

A turnê faz parte do Edital Cultural Reconstruir RS do Banrisul, além das parcerias de Rio Grande Seguros e Previdência e Icatu, e o apoio do Armazém Bom Gado, SESC, RBS e TVE. O espetáculo promete encantar o público com interpretações cheias de emoção e autenticidade tendo, além do compromisso artístico, a acessibilidade para garantir que todos possam desfrutar da experiência cultural de forma inclusiva.

Com uma banda formada por grandes músicos, com Felipe Barreto no violão, o acordeonista Guilherme Goulart, o pianista Cristian Sperandir, Bruno Coelho e Giovani Berti, na percussão, terá, em cada cidade, a participação especial de uma musicista. “Sou uma defensora da presença da mulher na música, da composição à interpretação, e acho de extrema importância trazer para o palco comigo talentosas colegas que têm a minha admiração”, destaca. “Trago a pauta do feminino em todas minhas atividades e acredito que a união das mulheres é o caminho para avançarmos na equidade de gênero”.

Agenda da Turnê:

03/10: Santa Maria – Theatro Treze de Maio (estreia)

11/10: Novo Hamburgo – Teatro Municipal Paschoal Carlos Magno

23/10: Caxias do Sul – Teatro Municipal Pedro Parenti

25/10: Camaquã – Teatro SESC Camaquã

20/11: Carazinho – Teatro do SESC Carazinho

21/11: Passo Fundo – Teatro Sesc Passo Fundo

29/11: Santa Rosa – Parque de Exposições Alfredo Leandro Carlson

14/12: Alegrete – Largo do Centro Cultural Adão Ortiz Houayek

Sobre a cantora

Shana Müller é cantora, jornalista, empreendedora e mãe do Gonçalo, do Francisco e da Mercedes. Apresentou os programas Galpão Nativo, na TVE RS e o Programa Galpão Crioulo da RBSTV, onde permaneceu por 10 anos, sendo a primeira mulher a ocupar esse cargo. Como radialista, atuou na Rádio Rural e Rádio Gaúcha, além de ter sido colunista do Jornal Zero Hora.

Na sua trajetória artística sagrou-se vencedora de inúmeros festivais, diversos Prêmios Açorianos de Música, principal premiação do estado. Parcerias ao longo desses anos firmaram sua qualidade artística, com músicos como Yamandu Costa, Renato Borghetti, Daniel Drexler, Hique Gomez e muitos outros.

Pelas mão do padrinho musical, Luiz Carlos Borges, com quem dividiu inúmeras vezes o palco, participou por duas ocasiões do show de Mercedes Sosa. Há mais de década participa e representa o Brasil e o Rio Grande do Sul na Fiesta Nacional del Chamamé, em Corrientes, na Argentina, tendo feito também espetáculos em Buenos Aires, na Argentina, e em Montevidéo, na Sala Zitarrosa e Forte de Santa Teresa, no Uruguai.

Shana tem 6 discos lançados, além de singles nos streaming de música: Gaúcha; Firmando o Passo; Brinco de Princesa; Ao vivo, CD e DVD Canto de interior; Canções Guardadas, além dos álbuns e DVD do Projeto Buenas e M’espalho.

Desde o lançamento de seu primeiro álbum, em 2004, criou um novo espaço para as mulheres no universo da canção gaúcha. Como empreendedora criou um estilo de vestir que hoje representa as mulheres gaúchas. Nas diversas frentes foi também a criadora do Festival Peitaço da Composição Regional, um evento destinado a composição para as mulheres dentro do nativismo gaúcho, já na sua terceira edição e do podcast de maternidade “Tudo Sobre Mim: a Mãe”, com 5 temporadas no Youtube e plataformas de streaming.

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo