Expofeira de Pelotas terá a marca da retomada, afirma presidente da Associação Rural

Com o tema “O Pedaço que nos Une”, a 98ª Expofeira será realizada de 7 a 13 de outubro no Parque de Exposições Ildefonso Simões Lopes, da Associação Rural de Pelotas (ARP), em Pelotas. Para o presidente da Associação Rural de Pelotas, Augusto Rassier, será uma edição que terá como marca a retomada, uma vez que  a zona rural da cidade foi muito atingida pelas enchentes de maio. “Queremos provocar o pertencimento entre as pessoas da zona rural e urbana para mostrarmos a importância de sermos solidários em um momento tão sensível para a sociedade gaúcha”, destaca.

Como em 2023, não será cobrada entrada do público de segunda-feira a sexta-feira (7 a 11). Para atrair os visitantes, a programação cultural será intensa, com realização de shows musicais diariamente, atrações voltadas às crianças e espaço dedicado à tecnologia. Ainda consta na programação exposições, julgamentos de raças de bovinos, ovinos e equinos, remates e a feira de comércio e serviços, além de painéis com a participação de lideranças do agronegócio.

Jornal do Comércio – A proposta da Associação Rural de Pelotas é realizar a Expofeira da retomada?

Augusto Rassier – O Rio Grande do Sul passa por um momento, principalmente no âmbito social e econômico, muito sensível em função das enchentes de maio que resultaram em perdas de vida, de empresas e lavouras. O “Pedaço que nos une” é uma maneira de provocar um pertencimento entre as pessoas da zona urbana e rural. A ideia é mostrar a importância de estarmos conectados em um momento tão sensível para a sociedade gaúcha. O Rio Grande do Sul está precisando retomar o seu ânimo, a sua economia e diversas questões sociais que ficaram prejudicadas pelas enchentes. Será uma Expofeira que terá como marca a retomada assim como aconteceu na Expointer deste ano no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.

JC – Qual foi o impacto da enchente na zona rural de Pelotas?

Rassier – A área rural de Pelotas foi duramente atingida pelas enchentes. Tivemos perdas significativas nas culturas de sequeiro – aquelas que não são irrigadas como, por exemplo, o arroz (o arroz é irrigado por inundação), a soja e o milho são culturas de sequeiro. Temos na zona rural de Pelotas diversos produtores de soja e não tenho dúvida que as perdas do município passam de 50% entre as áreas que não foram colhidas e o que foi perdido. Tivemos prejuízos em áreas com 40% de perda da soja ardida e fora as áreas que não foram colhidas.

JC – A Associação Rural de Pelotas teve uma demanda social muito forte durante o período das enchentes. Como funcionou este trabalho?

Rassier – Tivemos uma demanda muito forte para alocar pessoas em razão da enchente. Inclusive a sede da Associação Rural de Pelotas recebeu diversos animais oriundos da enchente que atingiu a cidade. Recebemos mais de 400 cachorros, cavalos, ovelhas, gatos, vacas e porcos. A Associação Rural virou uma verdadeira Arca de Noé. Para muito moradores de Pelotas e para os produtores rurais, a vida está sendo retomada. Por tudo isso, queremos fazer uma Expofeira de retomada e pertencimento.

JC – Qual é o objetivo da Expofeira de Pelotas?

Rassier – A maior missão da Associação Rural de Pelotas através da Expofeira é trazer o público urbano para dentro da associação. A entidade enxerga como um ação de grande valia aproximar o público urbano dos produtores rurais. Queremos mostrar para a população a força do agronegócio. Queremos a interação da população urbana com os produtores rurais para que possamos, por exemplo, mostrar o sucesso, as fraquezas e as oportunidades do setor. É importante ter o público urbano como o grande convidado da Expofeira de Pelotas.

JC – Como será o funcionamento da Expofeira?

Rassier – No ano passado, a Expofeira recebeu 130 mil visitantes durante os sete dias do evento. A ideia é que possamos superar este número em 2024. E para atrair o público não será cobrado ingresso de segunda a sexta-feira (nos dias 7, 8, 9, 10 e 11 de outubro). Nestes dias, haverá shows gratuitos no pavilhão do parque. A cobrança de ingressos vai ocorrer nos dias 12 e 13 de outubro. A Expofeira já comercializou mais de 50% dos estandes. Também haverá palestras ligadas ao setor das principais cadeias produtivas da região Sul do Estado – soja, arroz, milho, pecuária de corte, leite e ovinocultura. Também haverá exposição do cavalo crioulo, pónei e ovinos.

Serviço da 98ª Expofeira

7 a 13 de outubro das 8h às 20h

Local: Parque Ildefonso Simões Lopes, da Associação Rural de Pelotas

Endereço: avenida Fernando Osório, 1754, bairro Três Vendas, em Pelotas

Fonte: Jornal do Comércio

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo