Departamento de Pesquisa da Secretaria da Agricultura recebe visita de pesquisador indiano que estuda recursos hídricos
O Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (DDPA/Seapi) recebeu, nesta quinta-feira (1/8), a visita do pesquisador e professor de Engenharia Agrícola e Biológica da Universidade de Illinois em Urbana-Champaign (UIUC), Estados Unidos, Prasanta Kalita.
O pesquisador indiano está visitando Porto Alegre por indicação do epidemiologista e ex-reitor da Universidade Federal de Pelotas, Pedro Hallau. A finalidade é iniciar, participar e desenvolver pesquisas sobre os recentes eventos de inundação que ocorreram na região Sul do Brasil em maio último.
“A iniciativa visa compreender os impactos dessas inundações na paisagem e nos sistemas agrícolas e explorar estratégias de mitigação e adaptação para aumentar a resiliência contra esses eventos climáticos extremos. Os esforços colaborativos se concentrarão em soluções inovadoras para a gestão de inundações, melhoria da qualidade da água, solos e práticas agrícolas sustentáveis”, explicou a chefe da Divisão de Pesquisa do DDPA, Maria Helena Fermino.
Segundo ela, a visita ao DDPA surgiu a partir da indicação da reitora da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Lucia Campos Pellanda, e da professora da mesma universidade, Ana Beatriz Gorini da Veiga, que colaboram em projeto de pesquisa do Laboratório de Microbiologia Agrícola.
Palestra
Kalita falou sobre recursos hídricos e como é possível fazer sua relação com a vida, a segurança alimentar e a sustentabilidade ambiental. “Como essas coisas se conversam?”, provocou o pesquisador.
Ele abordou os desafios que existem com o aumento da população mundial, que se aproxima hoje de nove bilhões de pessoas. “Como vamos fazer para alimentar essa população, que está aumentando de forma exponencial, de uma forma sustentável e segura?”, questionou Kalita.
O professor destacou ainda que é importante mitigar os efeitos das enchentes que castigaram o Rio Grande do Sul em maio último. “Um dos grandes desafios que temos no planeta é a falta de água. Mas ao mesmo tempo temos as enchentes. E cada vez mais outras regiões do planeta também vão sofrer desastres naturais, devido às mudanças climáticas que estão ocorrendo”.
Fonte: Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação