Farsul realiza coletiva para apresentar resultados de pesquisa sobre impactos da enchente

Pesquisa por amostragem foi feita com produtores das áreas impactadas

A Farsul apresentou, nesta segunda-feira (27/05), dados coletados pelo movimento S.O.S Agro sobre os impactos econômicos das enchentes que assolaram o estado durante o mês de maio de 2024.

A coletiva de imprensa teve a presença do presidente do Sistema Farsul, Gedeão Pereira, do economista-chefe da Farsul, Antônio da Luz, e da representante do movimento S.O.S Agro, Graziele de Camargo, e do 1º vice-presidente, Elmar Konrad.

“Os produtores rurais não estão sofrendo só nesta safra”, disse Gedeão, que destacou que o Estado vem de duas quebras de safras, e que a enchente é a pá de cal em cima do produtor rural gaúcho. “O que nós precisamos são de medidas excepcionais”.

Os dados coletados formam um perfil do produtor afetado, apontando tamanho de propriedade, número de funcionários, tipo de cultivo e prejuízo estimado. Antônio da Luz destacou que ainda é difícil ter uma dimensão exata do prejuízo para o setor. “Ainda temos produtores que nem conseguiram chegar nas suas propriedades para saber o tamanho do problema”.

Da Luz destacou ainda que o impacto tende a aumentar com o tempo, já que a cada dia que se passa sem a possibilidade de colheita, maiores são as perdas dos produtores.

A pesquisa pode ser vista no link

Confira vídeo da entrevista coletiva

Fonte: Assessoria de Comunicação Farsul

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo