Região sudeste recebe Técnicos do Cavalo Crioulo
Fazendo jus ao slogan “Para todo chão. Para todo o coração”, a ABCCC iniciou uma série de visitas técnicas na região sudeste do Brasil. Ao longo de sete dias, o Inspetor Técnico Frederico Araújo e o Analista de Expansão Pedro de Oliveira percorreram os estados de São Paulo e Minas Gerais, conversando e ouvindo os criadores dessas regiões, proporcionando uma valiosa troca de informações e orientações sobre cuidados com os Cavalos Crioulos, além da realização de diversos serviços.
A Gira Técnica da ABCCC cobriu cerca de 3200 km, visitando 15 municípios e sendo recepcionada por 19 criadores. O Técnico do Cavalo Crioulo, Frederico Araújo, avaliou 32 animais e marcou 27 exemplares, 11 machos e 16 fêmeas e expressou sua satisfação com o progresso observado nas regiões visitadas, destacando o crescimento e a qualidade dos criadores e seus animais. Ele ressaltou a importância de buscar genéticas comprovadas, mesmo para criadores voltados para modalidades esportivas, priorizando a qualidade racial.
O Cavalo Crioulo está em constante ascensão, marcando presença crescente em todas as regiões do Brasil. Sua notável adaptabilidade e versatilidade conquistam adeptos em todo o país, resultado do trabalho incansável do time de expansão da ABCCC.
O crescimento da presença do Cavalo Crioulo reflete-se no aumento significativo de competições nas áreas visitadas. Em 2023, houve um aumento de 45% no número de participantes em provas oficiais e não oficiais realizadas fora da região Sul. Federico elogiou o comprometimento dos criadores em atender às necessidades das modalidades, sem negligenciar o padrão racial.
Com a sensação de dever cumprido, os profissionais retornaram confiantes no crescimento contínuo do trabalho com o Cavalo Crioulo nessas regiões. O Analista de Expansão Pedro de Oliveira, destacou a importância da presença do Cavalo Crioulo em todas as regiões e se mostrou gratificado ao observar novos criadores iniciando com conhecimento e elogiando o notável progresso no melhoramento genético da raça encontrado durante as visitas.
Fonte: ABCCC