Resolução do Fundoleite é publicada e agiliza processo para andamento de projetos
A Resolução Fundoleite N° 3 foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta-feira (5/7). O novo texto foi necessário para fazer ajustes de redação exigidos pelos órgãos de controle. Com a divulgação, o processo passa para nova fase, o de recebimento dos documentos exigidos pelas empresas selecionadas, para dar início à contratação e pagamento dos projetos.
São oito projetos aprovados pela comissão técnica e pelo Conselho Deliberativo do Fundo de Desenvolvimento da Cadeia Produtiva do Leite do Rio Grande do Sul (Fundoleite), que se reuniu para liberação no dia 28 de junho, na Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi).
“Conseguimos superar os entraves administrativos e jurídicos e agora o processo de pagamento do Fundoleite deve ter mais celeridade. Sabemos da importância que esses projetos têm para a cadeia produtiva e para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul”, afirma o secretário da Agricultura, Giovani Feltes.
Os projetos aprovados somam quase R$ 10 milhões e têm o objetivo de desenvolver ferramentas de apoio e melhoria nos processos de produção, da qualidade da matéria prima, de certificação de propriedades livres de tuberculose e brucelose, entre outros.
Os próximos passos compreendem agora a apresentação da documentação por parte das empresas, a programação orçamentária, a efetiva contratação dos projetos para liquidação dos mesmos.
Projetos selecionados
CCGL – Desenvolvimento de ferramenta de apoio à assistência técnica para melhoria da nutrição dos rebanhos
Friolack – Certificação de propriedades livres para tuberculose e brucelose
Italac – Aquisição de aquecedores
Lactalis – Fomento às exportações de produtos lácteos gaúchos, a partir da análise da presença de brucelose e tuberculose
PIA – Capacitar produtores em gestão da qualidade do leite
PIA – Capacitação dos produtores no uso da ferramenta smartcoop
Santa Clara – Disponibilizar assistência técnica para melhoria da qualidade da matéria prima
Stefanelo – Certificação de propriedades livres de brucelose e tuberculose
Fonte: Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação