36ª Moenda da Canção tem lançamento estadual nesta quinta-feira
Em evento na Casa de Cultura Mário Quintana serão divulgados shows e programação do festival
A 36ª Moenda da Canção terá lançamento em Porto Alegre, na Casa de Cultura Mário Quintana/736, nesta quinta-feira (15), a partir das 19h30.
O tradicional festival de Santo Antônio da Patrulha, será realizado neste ano de 11 a 13 de agosto, também traz em sua programação a 12ª Moenda Instrumental e a 2ª Moendinha.
No lançamento que terá abertura musical do Grupo Chão de Areia serão anunciados os shows da Moenda, que está com inscrições abertas até o dia 25 deste mês, e demais informações do evento criado em 1987, que segue se reinventando e sendo referência para demais festivais do gênero nacionalmente. “Antigas e novas gerações se encontram nesse palco que, ao longo dos anos, se mostrou receptivo, inclusivo e inspirador para artistas e público. E todos crescemos com isso, afinal, a gente cresce com música”, ressalta Nilton Júnior, presidente da Moenda – Associação de Cultura e Arte Nativa.
O lançamento estadual é uma parceria com o Instituto Estadual de Música e proporciona um momento de confraternização entre comunidade artística, imprensa, autoridades e público em geral.
Após o lançamento ocorrerão pocket shows com músicos convidados, comandados por Cristiano Quevedo, no Theatro Fuga – Rua dos Andradas/673 – com entrada gratuita.
A Moenda da Canção
Em agosto de 1987, nasceu oficialmente a Moenda da Canção Nativa (Moenda – Associação de Cultura e Arte Nativa), transformando-se em uma novidade dentro do cenário dos festivais. Afinal, aos poucos, foi se observando que o Litoral Norte tinha algo diferente na musicalidade do Rio Grande do Sul. A descoberta de novos sons e melodias garimpadas e pesquisadas pelos músicos fez ressurgir no palco a música e o folclore regional, resgatando elementos das tradições Afro e Açoriana.
A partir da 9ª edição, já sem o rótulo de Nativa, a Moenda da Canção dá um importante passo na cena musical brasileira e sul-americana: abre-se para todos os ritmos e melodias e torna-se, assim, um festival com espaço para a liberdade de expressão e para o ecletismo, sem preconceitos e pioneiro para o experimentalismo.
Além de ser um festival ininterrupto desde 1987, foi pioneira no estado ao criar a Moenda Instrumental, dando também oportunidade para os músicos instrumentistas apresentarem suas composições.
Atualmente, a Moenda é um dos maiores festivais de música do Rio Grande do Sul, e resultado da atitude de um grupo de pessoas e de um povo que sabe reconhecer e aceitar com espírito de renovação tudo que vem de fora, que vem de longe em busca do novo.
Fonte: Assessoria de Comunicação Santo Antônio em Festa/Moenda da Canção