Angus e Ultrablack têm animais de alto padrão racial no julgamento de argola da Expoutono de Uruguaiana 2023
Em uma tarde ensolarada na última sexta-feira (19/05) os animais das raças Angus e Ultrablack entraram na pista da 20ª Exposição de Outono de Uruguaiana para o julgamento de argola e foram avaliados pelo uruguaio Andrés Peñagaricano.
“Estou muito feliz com o que vi aqui nas pistas. São animais com uma pureza racial altíssima, além de um alto potencial em produzir carne, as fêmeas possuem uma feminilidade muito bonita de ver, e os machos muito bem estruturados, ótimos touros. A genética e o trabalho que vem sendo feito, tanto com Angus quanto com o Ultrablack é muito satisfatório. Os criadores estão de parabéns”, avaliou Andrés.
O jurado uruguaio entregou o título do grande campeã para a Fazenda Reconquista, de Alegrete, propriedade de José Paulo Dornelles Cairoli, com a vaca Reconquista 3288 Ella Tomahawk, do box 20, com a tatuagem 3288. O pecuarista José Cairoli, recebeu ainda o prêmio de reservada grande campeã, com a fêmea Reconquista TE3368 Zeloso Bismarck, que estava no box 17. Já a terceira melhor fêmea foi para o pecuarista Sérgio Bastos Tellechea, da Cabanha Tellechea de Uruguaiana, com a vaca do box 16, Tellechea F2716 Satânica.
“Trouxemos quatro machos e nove fêmeas para Uruguaiana. Na cabanha procuro sempre trazer sangues novos, procuro mesclar a genética reconquista com a genética americana, predominantemente. É uma forma de renovar nossa genética. Nossa fêmea grande campeã estava espetacular, deve parir nos próximos dias, estou muito feliz com ela, pois tem nos mostrado resultados excelentes, e irá para a Expointer este ano”, comemora José Cairoli.
O pecuarista, dono da Cabanha Reconquista, ganhou também o macho grande campeão, com o touro do box 30, Reconquista 3337 Zeloso Interest. “O nosso macho que ganhou é filho de um touro que tem uma história na Reconquista, que é o Zeloso, ele possui uma excelente genética. Ele é um exemplar com características bem profundas, muita carcaça, aspecto bem de macho, e que acredito que vá muito bem na Expointer este ano também”, pondera.
Quem levou para casa o macho reservado grande campeão angus foi a Cabanha São Bibiano, de Uruguaiana, propriedade de Antônio Martins Bastos Filho, com o touro São Bibiano Emblazom, do box 26, tatuagem TE8455. E o terceiro melhor macho ficou com a Cabanha 4 Linhas, de Luiz Antônio Venker Menezes, com o animal do box 29, tatuagem TEA138, 4 Linhas Duque Resource.
Os animais da Cabanha 4 Linhas sagraram-se campeões também com a raça Ultrablack. A cabanha de Guaíba, levou para casa o título de reservada grande campeã, com a vaca do box 4, 4 Linhas Baronesa U110 Poncho e grande campeão, com o touro do box 7, 4 Linhas U123 Black, e ainda o terceiro melhor macho 4 Linhas U173 Poncho e a terceira melhor fêmea 4 Linhas U164 Poncho.
A Cabanha da Corticeira, em parceria com Élio Roque Ottoni, da Agroottoni, também se destacou levando para casa o título de grande campeã com a vaca do box 3, tatuagem FIVU08, Ottoni Soberba Corticeira, e o macho reservado grande campeão Ottoni TEU11 Corticeira Renown, que também foi para a Cabanha de Santo Antônio das Missões.
“Temos dado prioridade para as melhores vacas e os melhores touros no cruzamento do Ultrablack. Essa raça tem um grande futuro. Nós temos que trabalhar com o que há de melhor para que ela siga uma evolução com qualidade”, finaliza Álvaro Dumoncel, da Cabanha 4 Linhas.
Fonte: Associação Brasileira de Angus