Definidos os 16 classificados de cada categoria para a fase final do Bocal de Ouro 2023

O dia ainda estava nublado no Parque Estância da Liberdade, em Rolante, na Encosta da Serra gaúcha, neste sábado (06), mas não foi motivo para os conjuntos não brilharem em Pista nas provas com o gado, realizando grandes atuações no Bocal de Ouro 2023. Pela manhã os conjuntos passaram pela etapa de Mangueira I, o aparte e as pechadas, e na tarde a corrida com o boi, a etapa de Campo I, definiu os 16 classificados de cada categoria para a fase final, que acontece neste domingo (07), a partir das 8 horas.

O Bocal de Ouro classifica até oito exemplares inéditos de cada uma das categorias que atingirem mais 18,000 pontos e ainda mais reservas (que também atingirem essa pontuação) para a Final do Freio de Ouro 2023.

O julgamento é feito por Leonardo Alberton Ardenghy, Mateus Gularte da Silveira e Rodrigo Albuquerque Py na categoria de fêmeas, enquanto Mauro Raimundi Ferreira, Telmo de Oliveira Peixoto e Vinícius Guedes de Freitas são responsáveis pelo julgamento da categoria machos, Carlos Marques Gonçalves Neto é o técnico responsável pelo evento.

Entre as fêmeas, liderança parcial inédita neste Bocal 

Passadas as etapas da fase inicial do Bocal de Ouro 2023, já são conhecidos os 16 conjuntos que voltam para a fase final, que será realizada neste domingo (07). Harmonia Escaramuça (esquerda da foto) assumiu a liderança parcial depois de alcançar a média de 19,862 pontos, após a etapa de Campo I.

É criada e exposta por Harmonia Agricultura e Pecuária Ltda., Cabanha Harmonia, de Santa Vitória do Palmar/RS, cidade na qual também foi credenciada. A picaça bragada é filha de BT Lucero na mãe Gardênica do Elebê e já conhece bem as pistas de outras modalidades. Desde 2020, quando começou nas modalidades esportivas, já disputou Doma de Ouro, Um Ano de Freio, Freio Jovem e muitas disputas de Paleteada, onde já foi Selo de Raça em Santa Vitória, em 2021. Nas duas últimas modalidades foi, inclusive, finalista em Esteio/RS.

>>> Confira a planilha com as médias parciais das fêmeas após a etapa de Campo I

Liderança parcial reassumida entre os machos

Depois de perder parcialmente a liderança na etapa de Mangueira I, o exemplar que saiu da vigésima colocação na Etapa Morfológica, e alcançou placas cheias em seus esbarros e muito bom desempenho em todo percurso da primeira Etapa Funcional, Capanegra Arremedo – TE (direta da foto), conduzido por Eduardo Weber de Quadros, reassume a ponta entre os machos do Bocal de Ouro 2023, com média parcial de 19,471 pontos após a etapa de Campo I. 

Recém credenciado no último final de semana em Pato Branco, no Paraná, o tordilho mostra a funcionalidade de seu pai Capanegra Jacarta com Quilapy Faca Pitoca, de criação de Fernando Dornelles Pons, exposto por Julio Cesar Carlotto, Cabanha Irmãos Carlotto, de Erechim, no Rio Grande do Sul. O exemplar tem a tarefa de fechar a prova de Mangueira II na fase final, quando será o último a entrar em pista. 

>>> Confira a planilha com as médias parciais dos machos após a etapa de Campo I

O ciclo do Freio de Ouro 2023 conta com o patrocínio de John Deere, KTO, Facta Financeira, Supra e Vetnil, além do apoio de Oviedo e Associação Brasileira de Hereford e Braford.

PROGRAMAÇÃO BOCAL DE OURO | ROLANTE/RS

📍 Domingo – 07/05/2023

08h – Início da transmissão ao vivo

08h10 – Início da Fase Final – Bocal de Ouro Categorias Fêmeas/Machos

(Mangueira II, Bayard/Sarmento e Campo II)

Fonte: ABCCC

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo