Fevereiro tem queda de 3,98% no IICP
IIPR também fechou com resultado negativo
A sequência de quedas no Índice de Inflação dos Custos de Produção (IICP), iniciada em junho de 2022, teve continuidade em fevereiro. O indicador fechou o mês com retração de 3,98%. O resultado mantém a relação com a redução do custo dos fertilizantes registrado em todas as culturas observadas. Os dados foram divulgados pela Farsul nesta segunda-feira (20/3)
O reflexo desse acúmulo de queda desde a metade do ano anterior é de um acumulado de 15,22% em fevereiro de 2023. O relatório ressalta que, mesmo com a retração, os custos se mantêm em patamares superiores ao início de 2021, quando houve forte elevação.
Os menores preços nos sacos de soja, milho e arroz refletiram em uma retração de 3,73% no Índice de Inflação nos preços Recebidos pelos Produtores Rurais (IIPR) em fevereiro na comparação com janeiro. A significativa queda dos preços no último mês contribuiu para a deflação de 8,03% no IIPR no acumulado dos últimos 12 meses. O resultado é o oposto do IPCA Alimentos que teve alta de 9,84% no mesmo período, comprovando que não existe uma relação direta e imediata entre o IIPR e o preço dos alimentos ao consumidor. A composição dos preços nas prateleiras depende de fatores como energia elétrica, mão de obra, combustíveis, entre outros.
Fonte: Imprensa Sistema Farsul