Plantas exóticas, queijos sofisticados e geleias diet: um tira-gosto da agricultura familiar na Fenasul Expoleite

Para quem está com muita saudade da Expointer, é possível provar um aperitivo das delícias da agricultura familiar na Multifeira, durante a Fenasul Expoleite, que ocorre até o próximo domingo (22/5), no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, com entrada franca.

No pavilhão da agricultura familiar estão reunidos 21 empreendimentos rurais de diversas regiões do Estado. “Dos produtos que temos aqui: desde o artesanato em lã, cuias e porongos, flores, orquídeas, rosas do deserto, mel, salame, queijo (finos e temperados), copa, linguiça, doce de leite, açúcar mascavo, rapadura, melado, iogurte, vinho, cachaça, licores, cucas, panificados, biscoitos… Uma diversidade muito grande de produtos”, enumera o coordenador das feiras da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag/RS), Jocimar Rabaioli.

Miriam usa leites de vaca e de cabra para a produção da Queijaria Nova Alemanha
Miriam usa leites de vaca e de cabra para a produção da Queijaria Nova Alemanha – Foto: Fernando Dias/Seapdr

De Ivoti, a banca com peças de queijos grandes se destaca com produtos coloniais e especiais. “Nós trabalhamos com sete tipos de leite de vaca e nove, de leite de cabra. Temos queijos dos mais simples, o colonial, até queijos maturados no vinho, queijos gouda e maasdam (de origem holandesa), queijo morbier (tipo francês, com camada de carvão no meio da peça)… Todos estes nós produzimos na propriedade”, esclarece Miriam Staudt, mãe dos donos da Queijaria Nova Alemanha.

Já a Colonial Gelinger, de Parobé, oferece rapaduras e melados. “Temos pé-de-moleque, paçoca de amendoim, melado, melado batido, rapadura e caldo de cana moído na hora, com ou sem limão. É só chegar que tem degustação da ‘melhor rapadura do mundo’”, propagandeia o proprietário da agroindústria familiar, Júlio César Gelinger.

Uma novidade na feira são as plantas ornamentais trazidas pela Rosa do Deserto Caraá, de Caraá. “A Rosa do Deserto é um arbusto suculento, original do leste da África e da Península Ibérica. Esta suculenta tem variedade com mais de 400 cores. A gente cultiva desde a semente e nós mesmos fazemos a polinização. O valor das rosas vão de R$ 30, mudas de 1 ano e meio, até R$ 2 mil, um exemplar com 12 anos. Preço varia de acordo com idade”, explica Jurema Pacheco.

Para o público de alimentos orgânicos e diet, a Produtos Lilien, de Picada Café, traz diversas opções. “Trabalhamos com cookies de cacau e amendoim, linha de chás orgânicos, biscoitos diet e geleias diferenciadas, com sabores de rosas, lavanda, bergamota com capim-limão, morango com pimenta”, lista o proprietário, Roberto Rohr.

Roberto apresenta na feira sua variedade de chás orgânicos e geleias da Produtos Lilien
Roberto apresenta na feira sua variedade de chás orgânicos e geleias da Produtos Lilien – Foto: Fernando Dias/Seapdr

O casal Alex Sander, 46, vigilante, e Clarissa Pinheiro, 40, bancária, moradores de Esteio, fez questão de prestigiar a feira. “É importante que este pessoal que a gente vê nas feiras livres, na feira que a prefeitura organiza, está tentando mostrar seus produtos para mais gente aqui na Fenasul”, declara Clarissa. “O movimento era maior antes, mas estou gostando de ver que está voltando a ter público”, torce Alex.

Além da feira de produtos da agricultura familiar, no pavilhão também há uma praça de alimentação, uma “vila” de “foodtruck” e palco para apresentação de espetáculos e shows. O horário de funcionamento no pavilhão da agricultura familiar: hoje e sexta-feira, das 14h às 22h; sábado, das 10h às 22h; e domingo, das 10h às 17h.

Histórico da Fenasul Expoleite

A Fenasul Expoleite é o segundo maior evento realizado no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, depois da Expointer.

A Expoleite, que está em sua 43º edição, nasceu para valorizar o trabalho dos produtores e a qualidade do leite produzido no Rio Grande do Sul, além de dar visibilidade aos animais e o melhor da genética das raças leiteiras criadas no Estado. Atualmente, a produção leiteira destinada para industrialização está presente em 466 dos 497 municípios gaúchos.

Já a Fenasul, que está em sua 16º edição, agregou mais atividades e programações ao evento e somou outras espécies de animais. Nos últimos anos, a feira contou com exposição, provas e julgamentos de equinos, bovinos de corte, pequenos animais, ovinos e caprinos.

Na edição de 2022, a Fenasul Expoleite, com o objetivo de aproximar o público rural do urbano e demonstrar a força do agronegócio gaúcho, terá diferentes atrações como concursos leiteiros, julgamentos de animais e desfile dos campeões, palestras técnicas, Multifeira de Esteio, feira da agricultura familiar, rodeio artístico e shows.

Fonte: SECRETARIA DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E DESENVOLVIMENTO RURAL

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo