Carisma não se Compra
Por: Fábio Verardi
Nascemos com características específicas que nos fazem únicos nessa existência humana, não apenas pelo formato exclusivo de nossas digitais ou pelo DNA que nos compõe, mas, sim, por outros elementos de empatia e sensibilidade se que demonstram como verdadeiros fenômenos em nossa vida. Um deles, certamente é o carisma. O carisma é uma qualidade ou um dom inato que faz com que algumas pessoas consigam ser gostadas, desejadas e queridas por outras pessoas sem precisarem fazer um grande esforço para que isso aconteça. É uma qualidade misteriosa, pois ela não demonstra uma fórmula exata para se manifestar no ser carismático, ela simplesmente está lá. Em todas as rodas de amigos, sempre existe que aquele parceiro ranzinza, de sobrancelhas cerradas que estampa uma cara de brabo, mas que é amado por todos, este é o melhor exemplo de manifestação do ser carismático. Não é preciso ser queridinho ou fingir um sorriso, o mau humor ou a cara amarrada não fazem a mínima diferença, pois o carismático é o que é.
Nas atuais redes sociais, em que todas as pessoas são felizes, amigas e solidárias, os carismáticos se destacam ainda mais e com muito menos esforço, na verdade não existe nenhum esforço, pois eles conseguem exalar seu carisma como um perfume que se fixa no ar e pode ser sentido mesmo depois de minutos da sua ausência. É difícil de entender o seu porquê, mas, é sempre muito bom ser tocado por um ser dessa espécime humana. Alguns religiosos quando são agraciados por este toque divino conseguem unir multidões e mobilizar milhões de corações (certamente Jesus), pois o carisma traz como presente para seu detentor a capacidade de ser muito bem sucedido em tudo aquilo que desejar empreender, pois os carismáticos sabem trilhar o melhor caminho. Em suas expedições pela Amazônia peruana, o herói Indiana Jones sempre se preocupava em identificar o terreno em que estava pisando para não afundar, e, depois em se afastar das temíveis cobras, criando assim uma fórmula prática para sua sobrevivência. Pois bem, deveríamos seguir mais as dicas do nosso herói, pois, saber quem é quem facilita a vida.
A vida se torna cada vez mais difícil quando não acreditamos no nosso próprio aprendizado dos anos vividos e quando menosprezamos as fórmulas de sobrevivência que nossos antepassados batalharam tanto para nos ensinar. Essa cegueira faz com que muita gente continue tropeçando em cobras e afundando na areia movediça da teimosia, pois não se preocupam em conhecer as pessoas, em saber quem é quem. Assim como o carismático tem um coração aceso no peito que reflete luz e calor, temos muitos outros perfis humanos que nunca serão assim, mas, são igualmente muito importantes para a constituição das energias do nosso planeta. “Nós devemos ser o que somos, ter aquilo que bem merecer”, o trecho caipira de Milionário e José Rico resolve a questão, pois criar personagens é uma prática que cedo ou tarde cai por terra. Por isso, brindemos a todos os seres da selva da vida e sejamos aquilo que somos, e, de preferência com uma pitada de carisma.