Cabanha Tellechea e Cabanha Soldera vencem Ranking Angus 2021
A Cabanha Tellechea, de Sérgio Bastos Tellechea, de Uruguaiana (RS), e a Cabanha Soldera, da Irmãos Soldera Agropecuária, de Panambi (RS), foram as grandes vencedoras do Ranking Angus do Rio Grande do Sul de 2021. Neste ano, em função das restrições que limitaram a realização de exposições e da diferença de status sanitário em relação à febre aftosa que restringiu a participação de animais na Expointer, não foram realizadas exposições nacionais, assim, foram computados apenas os rankings estaduais do Rio Grande do Sul para expositores e criadores de argola e expositores de rústicos.
O circuito levou em conta as exposições realizadas de agosto de 2020 até a Expointer de 2021. “Vivemos um período atípico, quando nossa tradicional agenda de exposições e julgamentos ainda não está normalizada. Mas entendemos que é essencial manter, ao menos, os rankings estaduais que foram viáveis de serem executados. Esperamos, em breve, retomar a pleno”, ponderou o presidente da Associação Brasileira de Angus, Nivaldo Dzyekanski.
No Ranking Estadual de Criadores e Expositores de Argola do Rio Grande do Sul, a vitória consagrou a genética da Cabanha Tellechea, de Sérgio Bastos Tellechea. O vice-campeonato foi para a Agropecuária Pitangueira, de Ricardo Prado Pinto, de Quevedo (RS). Em terceiro lugar, ficou a Reconquista Agropecuária, de José Paulo Dornelles Cairoli, de Alegrete (RS).
Já no Ranking Estadual do Rio Grande do Sul de Expositores de Rústicos, a vitória foi para a Cabanha Soldera, de Panambi (RS). O vice-campeonato foi para a Estância Três Marias, do criador Francisco Azambuja Amaral, de Santa Vitória do Palmar (RS). O terceiro lugar foi conquistado pela Cabanha Basca, de Mariana Tellechea, de Uruguaiana (RS).
Segundo Dzyekanski, o resultado do Ranking Angus é sempre muito esperado porque compila o desempenho dos criatórios das pistas de exposições, uma forma de visibilidade e reconhecimento do trabalho realizado pelas propriedades que se dedicam à raça. “Mesmo em tempo de pandemia, o que verificamos nos julgamentos foi uma qualidade surpreendente em animais carniceiros e alinhados ao que o mercado espera da raça e de uma pecuária premium”, frisou.
A entrega dos prêmios, tradicionalmente realizada em comemoração promovida pela Associação Brasileira de Angus, deve ocorrer em celebração em data ainda a ser anunciada uma vez que a agenda festiva da raça está limitada em razão da pandemia.
Fonte: Associação Brasileira de Angus