Porto Verão Alegre 2021: Programação da próxima semana tem duas estreias e espetáculos que fizeram história nas últimas edições
De Porto Alegre para o mundo e por dias melhores, a 22ª edição acontecerá entre os dias 29 de maio e 22 de junho. A venda de ingressos para os 25 espetáculos acontece pelo site www.portoveraoalegre.com.br
Na próxima semana, de 07 a 11 de junho, segunda a sexta, estarão em cartaz no Porto Verão Alegre 2021: Stand up do Bagual do Gaudêncio; as estreias Curiosa Mente e Preta no Branco; as comédias Os Palhaços de Tchekhov, PQ Casamos?! e Projeto Secreto Gaiola das Loucas.
Nesta semana também há sessões com tradução para libras e audiodescrição. Assim como uma programação gratuita, com lives no dia 09 e 10 pelo Instagram do festival. Confira detalhes abaixo.
Fotos estão no link: https://drive.google.com/drive/folders/12IdxniCc6Q_DujBnkUiOQilnSFYFUHO0?usp=sharing
PROGRAMAÇÃO DE ESPETÁCULOS
Stand up Bagual do Gaudêncio
Data: 06, 07 e 08 de junho (domingo, segunda e terça), às 20h
Gênero: Comédia
Sinopse:
Cris Pereira interpreta um dos seus personagens mais queridos e famosos na internet: Gaudêncio, o bagual contador de histórias. Gaudêncio é um legítimo habitante do campo, figura típica do Rio Grande do Sul. Mais grosso que dedo destroncado, e com a paciência mais curta que chute de porco. Com todas essas “qualidades” sendo exibidas nos palcos e nos vídeos divulgados no YouTube e pelo Whatsapp, o personagem ganhou destaque e o carinho do público.
No Stand Up Bagual do Gaudêncio, Cris Pereira entrega ao público uma apresentação engraçada, que remete aos modelos mais antigos do humor de salão. Um espetáculo fundamentado em piadas e histórias que fazem com que o público se identifique com o personagem, ao lembrar de parentes, amigos e conhecidos.
Ficha Técnica:
Autor/ Direção/Elenco: Cris Pereira
Duração: 80 minutos
Classificação: 14 anos
Curiosa Mente
Data: 07,08 e 09 de junho (segunda, terça e quarta), às 20h
Gênero: Drama/Comédia
Sinopse:
No palco, o ator revela histórias pouco conhecidas de homens e mulheres que souberam encontrar seu caminho neste mundo tortuoso. Goethe, Brecht, Bob Marley, Marcel Duchamp, entre outros, encontram-se em oito narrativas curiosas que estimulam a mente e aquecem o coração. Divertido como uma verdadeira viagem, no tempo e no espaço. Então, benvindos a bordo.
Ficha Técnica:
Autor, Direção, Elenco: Oscar Smich
Duração: 50 minutos
Classificação: 12 anos
Preta no Branco – O Show
Data: 08 (terça), às 20h, e 09 e 10 de junho (quarta e quinta), às 22h
Gênero: Comédia
Sinopse:
Espetáculo de standup comedy idealizado e criado por Nelly Coelho e Rodrigo Kão. Ela atriz e comediante, acadêmica do curso de Teatro da UFRGS, ele ator, comediante, diretor e professor de teatro. Preta no Branco propõe uma discussão de bar, onde bêbados e artistas discutem essas questões.
A ideia do show vai muito além de fazer rir, nos faz pensar, trazemos para o palco uma reflexão bem-humorada, porém bem séria sobre questões latentes e problemáticas da sociedade brasileira: racismo, homofobia, xenofobia, feminicídio, machismo, criminalização das drogas entre outros. Não é a graça pela graça e sim a graça sobre o ridículo de ser humano. Que sociedade é essa que aponta, que condena, mas ao mesmo tempo pratica as mesmas coisas da qual fala mal, mas dentro de uma regra social pré-estabelecida? Não escapa ninguém, nem nós mesmos.
Ficha Técnica:
Autor: Rodrigo Kão e Nelly Coelho
Direção: Rodrigo Kão
Elenco: Rodrigo Kão e Nelly Coelho
Duração: 70 minutos
Classificação: 14 anos
Vídeo: www.youtube.com/OSuperKanino
Os Palhaços de Tchekhov
Data: 09, 10 e 11 de junho (quarta, quinta e sexta), às 20h
Gênero: Comédia
Sinopse:
Vassili Smirnov, velho ator, após sua apresentação de despedida dos palcos, brinda com seus admiradores. Todos vão embora, embriagado, ele dorme no palco. Quando acorda encontra Mikhail Usov, o ponto, e Natacha Semínova, a camareira. Juntos relembram os momentos de glória, representando algumas farsas do dramaturgo russo Anton Tchékhov. Os três personagens lançam mão da metalinguagem para representar esta livre criação sobre as peças curtas do autor livremente adaptados, em tom de farsa.
Ficha Técnica:
Autor: Dilmar Messias
Direção: Dilmar Messias
Elenco: Débora Rodrigues, Diego Steffani e Tuta Camargo
Produção: Circo Girassol
Duração: 65 minutos
Classificação: 12 anos
Vídeo: https://youtu.be/_BPa4lc2FVQ
Atenção: Este espetáculo terá tradução em libras na sessão de 11 de junho.
Pq Casamos?!
Data: 09, 10 e 11 de junho (quarta, quinta e sexta), às 10h, 16h, 18h, 20h e 22h
Gênero: Comédia
Sinopse:
Pq Casamos?! retrata a verdadeira história de um casal que está há mais de trinta anos juntos e resolve fazer um resgate de seus melhores momentos. Durante uma narrativa bem humorada que mistura ficção e realidade, descobrem que não são tão compatíveis quanto pensavam. Com o desenrolar do espetáculo, os piores momentos também vêm à tona. E a pergunta que fica no ar é: por que casaram? Idealizada como uma websérie com objetivo de retratar as mais célebres cenas da vida a dois, Pq Casamos?! contabiliza mais de vinte mil visualizações em seus vídeos nas redes sociais desde seu lançamento em abril. O que muitas pessoas nem imaginavam é que seus idealizadores, desde o início do projeto, já planejavam levá-lo aos palcos.
Ficha Técnica:
Autor: Vitório Beretta
Direção: Néstor Monasterio
Elenco: Rogério Beretta e Suzi Martinez
Figurinos: Déh Dullius, Lolla Monasterio e o Grupo
Luz: Néstor Monasterio
Design gráfico: Gianna Soccol
Audiovisual, criação e execução: MainQuest produções
Duração: 70 minutos
Classificação: 12 anos
Vídeo: https://vimeo.com/369907251/7a4a5d0eec
Atenção: Este espetáculo terá audiodescrição e tradução em libras nas seguintes sessões: 09, 10 e 11 de junho às 10h, 16h e 18h.
Audiodescrição é um recurso de acessibilidade que traduz imagens em palavras para pessoas com deficiência visual, que também contempla pessoas com deficiência intelectual, disléxicas e idosos com baixa acuidade visual. Em produtos audiovisuais, como na TV e na Web, consiste em uma faixa de áudio extra com a narração descritiva de informações relevantes das cenas, com o intuito de ampliar o entendimento deste público. Em eventos ao vivo, a audiodescrição é realizada como a tradução simultânea, por meio de equipamentos, e por apps de tecnologia assistiva.
Projeto Secreto: A Gaiola das Loucas
Datas: 10 (quinta), às 20h, 11 e 12 de junho (sexta e sábado), às 22h
Gênero: Comédia
Sinopse:
Projeto Secreto – A Gaiola das Loucas é um espetáculo teatral com texto final de Leandro Ribeiro. Tendo como inspiração a narrativa de “La Cage Aux Folles”, do dramaturgo Jean Poiret, o espetáculo foi construído a partir de improvisações e dublagens, homenageando as figuras precursoras da cultura LGBTQI+ da capital gaúcha. Assim, temos a história de quatro drag queens que, no intervalo de uma exaustiva noite de trabalho numa das boates mais badaladas de Porto Alegre, colocam em pauta a cultura queer e revisitam sua própria história enquanto batalham pra ganhar o seu “aqué”.
Ficha Técnica:
Autor: Leandro Ribeiro
Direção: Leandro Ribeiro
Elenco: Alexsander Madeira, Davi Borba, Douglas Carvalho, Juliano Passini, Marcello Crawshaw
Duração: 70 minutos
Classificação: 12 anos
Vídeo:
Parte 01: https://www.youtube.com/watch?v=5lQDOYBSP9s&feature=youtu.be
Parte 02: https://www.youtube.com/watch?v=QwUZuG3tmeo&feature=youtu.be
Compra de ingressos
Os ingressos para assistir aos 25 espetáculos custam R$9,90 (não há meia entrada). Informações sobre a programação e compra de ingressos estão disponíveis no site do festival: www.portoveraoalegre.com.br.
PROGRAMAÇÃO GRATUITA
Neste novo formato do PVA 2021, atrações gratuitas podem ser conferidas nas redes sociais do festival, no Facebook e no Instagram.
Infantil
Até o final do festival, ficará disponibilização no Facebook do festival a história do Peter Pan, através da iniciativa de contação de histórias “Contos da vovó Zéti”, conduzido pela atriz e diretora Suzi Martinez. Neste projeto, ela resgata o clássico na figura de uma avó que encontra as histórias em antigos livros de seu galpão e traz vida aos personagens mesclando narração e teatro de sombras. A gravação do conto “Peter Pan”, de James Matthew Barrie, por meio do projeto contação de história “Contos da vovó Zéti”, contará com audiodescrição e libras, e tem duração de 20 minutos.
Lives
Duas lives acontecem no Perfil do Instagram do PVA @portoveraoalegre e têm uma hora de duração.
No dia 09/06, quarta-feira, às 19h, acontece a live O que fica? Aprendizados da criação remota que vão mudar o teatro do pós-pandemia. O que deve mudar em um cenário de retorno às peças presenciais? Mais interferências audiovisuais, maior uso de tecnologias em cena, participações remotas, novos formatos? Desta live participam as atrizes Deborah Finocchiaro e Nora Prado, em cartaz no festival com a estreia “A Espessura da Vida”.
No dia 10/06, quinta-feira, às 19h, o tema da live é Literatura Infantil & Psicanálise com a participação de Caio Riter e Lucas Krüger, e tem a medição do ator e um dos idealizadores do Porto Verão Alegre, Zé Victor Castiel.
A live acontece por meio da tradicional parceria com a Sigmund Freud Associação Psicanalítica, que permanece nesta edição. Intitulada de Div(ã)gando com Arte, uma série de lives reune psicanalistas e artistas para debater sobre cinema, teatro, literatura infantil, música e sua relação com a psicanálise.
Sobre os participantes desta live:
Caio Riter é professor, mestre, doutor em Literatura Brasileira e tem pós-doutorado em Escrita Criativa. Autor de vários livros, com os quais recebeu algumas distinções literárias, como o prêmio Açorianos, o Barco a Vapor, o Orígenes Lessa, o Ofélia Fontes, o AGES: Livro do Ano e Selo Altamente Recomendável, entre outros. Possui vários livros publicados, entre eles A filha das sombras, O rapaz que não era de Liverpool, Meu pai não mora mais aqui, Sete patinhos na lagoa, Os fantasmas da igreja e Três dias e mais alguns. Foto em anexo.
Lucas Krüger é psicanalista de adultos e crianças, Membro Efetivo da Sigmund Freud Associação Psicanalítica e Membro do Grupo Brasileiro de Pesquisas Sándor Ferenczi. Autor dos livros de poesia ‘’O Sonho da vírgula’’ (2015), ‘’Homenagem à nuvem’’ (2017) e do infantil ‘’A careca do galo (2018). É organizador/autor do livro “Interlocuções na fronteira entre psicanálise e arte” (2017), diretor das publicações ‘’Série Escrita Psicanalítica’’, tradutor e organizador da obra ”Sonhos, sintomas e melodias”, com seleção de textos de Sándor Ferenczi e da obra “Sonho e mito: um estudo sobre a psicologia dos povos”, de Karl Abraham.
Sobre esta edição do Porto Verão Alegre:
Há mais de duas décadas, as ruas vazias no verão de Porto Alegre inspiraram o nascimento do nosso festival. Foi quando um grupo de artistas se fez presente pela primeira vez, com o objetivo de movimentar a cultura local e ocupar os teatros da cidade, em uma época do ano pouco aproveitada. Nasceu o Porto Verão Alegre que, aos poucos, se expandiu para além da Capital, levando seu propósito a diversas regiões do Estado.
Hoje, novamente, vemos ruas vazias. Mas, desta vez, o motivo é outro – mais triste, grave, preocupante. Não podemos lotar teatros, ir a shows, respirar a arte de perto. Ao menos não da forma que costumávamos fazer. Por isso, depois de 21 verões, chegamos à nossa 22ª edição nos reinventando para estar, mais do que nunca, presentes. Este ano, o Porto Verão Alegre será 100% online – e no inverno.
O conceito da edição de 2021 do festival multicultural privado que definitivamente mudou o verão gaúcho desde sua idealização há duas décadas, liderado pelos atores e produtores Rogério Beretta e Zé Victor Castiel, é “22 anos Presente”.
O PVA 2020 usará as hashtags #PVA22anospresente #portoverãoalegre #pva2021 #pordiasmelhores #teatro #teatrogaucho #teatroemcasa #culturanaquarentena #portoalegre #cultura para estimular o compartilhamento de momentos e informações via página do Facebook https://www.facebook.com/portoveraoalegre e Instagram no @portoveraoalegre.
O 22º Porto Verão Alegre tem a apresentação de Ministério do Turismo, Lei de Incentivo à Cultura e Vero, patrocínio de Corsan, Banco DLL, Sulgás, Zaffari e Grupo RBS. Apoio de BRDE, Mesasul, Panvel e Bravo. Realização Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal, Pátria Amada Brasil.
Fonte: Jornalista Grazieli Binkowski