Semana começa com chuva generalizada pelo Brasil

Após um feriado de Natal marcado por pancadas de chuva, o início de semana também será marcados por tempestades em alguns pontos

Sul

A semana inicia ainda com tempo instável em boa parte do Sul do Brasil. Tem um sistema frontal no Oceano Atlântico ajudando a canalizar as instabilidades, além de ventos que sopram a mais de 10 km de altura. Assim, tem previsão de pancadas de chuva isoladas, passageiras e com acumulados mais modestos nos três estados, após uma tarde quente. Na faixa leste catarinense, assim como o litoral norte gaúcho e litoral do Paraná, há chuvas mais pesadas com trovoadas e maiores volumes. Tempo firme só deve predominar no sul do Rio Grande do Sul. 

Faz bastante calor na Região, especialmente no oeste gaúcho. Os ventos sopram moderados no leste e sul do Rio Grande do Sul.

Sudeste

Um sistema de baixa pressão atmosférica na costa do estado de São Paulo forma uma outra frente fria e favorece novamente tempo instável em boa parte do Sudeste. A Marinha chegou a emitir possível formação de ciclone subtropical a partir desta área de baixa pressão, mas está fraca e pouco configurada. De qualquer maneira, a chuva volumosa e o risco para transtornos persistem entre o Vale do Paraíba tanto de São Paulo como no Rio de Janeiro, Sul de Minas, especialmente na região da Serra da Mantiqueira, e parte da Zona da Mata mineira.

Novamente nestas áreas a chuva alterna com períodos de bastante nebulosidade e com temperaturas mais amenas nestas áreas. A chuva também pode vir com força em outras áreas do estado de São Paulo, oeste, norte e centro de Minas e restante do Rio de Janeiro, embora mais isolada e com períodos de melhoria. Enquanto isso, no norte de Minas Gerais e boa parte do Espírito Santo, o tempo firme predomina, sem condição para chuva. Há previsão de ventos moderados na costa do Rio de Janeiro.

Centro-Oeste

Um sistema de baixa pressão atmosférica que atua entre o Paraguai e o Mato Grosso do Sul, além de instabilidades tropicais e um corredor de umidade da Amazônia, mantêm a condição para chuvas isoladas e temporais em todas as áreas do Centro-Oeste, embora de forma mais pontual e passageira, após uma tarde mais quente. Em Mato Grosso do Sul e sul de Goiás, a chuva deve vir também acompanhada de trovoadas, e, além disso, os acumulados são mais elevados.

Nordeste

A próxima semana ainda deve iniciar com tempo firme predominando na região Nordeste, com o fortalecimento de uma massa de ar mais seco. As temperaturas seguem mais elevadas, especialmente nas áreas mais ao norte da Região. A chuva deve perder força em todo o Nordeste,

ocorrendo apenas de forma isolada e com baixos acumulados no norte e oeste maranhense e também na faixa litorânea nordestina. Onde a chuva não ocorre, os índices de umidade relativa do ar atingem níveis baixos no período da tarde, com valores próximos aos 30%. Por fim, os ventos seguem moderados em toda a Região.

Norte

A semana começa com chuva em todas as áreas da região Norte. Faz calor em boa parte dos estados, mas as temperaturas seguem mais amenas entre as áreas do sudoeste da Região por causa da chuva mais frequente. O tempo já começa a abrir no leste do Tocantins, por causa de uma massa de ar seco que atua no Nordeste.

Terça-feira, 29

Sul

O tempo abre mais na metade sul gaúcha e a temperatura entra em rápida elevação nesta área, apesar dos ventos que sopram moderados. Já a chuva ganha força entre o norte gaúcho e Santa Catarina, além do Paraná, e vem com trovoadas e eventual queda de granizo. Apesar de a chuva vir de forma mais isolada, atingindo uma ou outra localidade, pode gerar transtornos pontuais por conta das chuvas dos dias anteriores. Isso acontece por causa de uma frente fria no oceano e de áreas de instabilidade associadas a um cavado em níveis mais altos da troposfera.

Sudeste

A chuva persiste ainda em boa parte da Região Sudeste com a passagem de uma frente fria pelo oceano na costa paulista. Porém, agora os acumulados ficam menores em relação aos observados nos dias anteriores e a chuva acontece com mais períodos de melhoria, permitindo que a temperatura suba um pouco mais. Isso acontece, inclusive, nas capitais Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte. Mesmo assim ainda há risco para transtornos em boa parte da Região, por conta do solo já encharcado dos dias anteriores. No litoral do Rio de Janeiro, tem previsão de ventos na ordem dos 50 km/h. Já em áreas do norte do Espírito Santo e norte de Minas Gerais, tem previsão de tempo bastante firme e ensolarado.

Centro-Oeste

A chuva perde força no nordeste de Goiás e o tempo fica mais firme nesta área por causa da presença de uma massa de ar mais seco no Nordeste do País, mas pancadas de chuva ainda devem se espalhar pelas demais áreas da Região Centro-Oeste. Não são esperados acumulados expressivos de chuva, mas muita atenção para o risco de temporais na Região, especialmente na parte da tarde. A chuva pode ser pesada inclusive nas capitais Campo Grande, Cuiabá e Goiânia.

Nordeste

Sem grandes mudanças no tempo pela região Nordeste e as chuvas ficam cada vez mais restritas com a intensificação de uma massa de ar mais seco. Se chover, deve ser de forma isolada e passageira no oeste e norte do Maranhão e litoral leste nordestino, mas a chuva vem com baixos acumulados e serve para refrescar o calor. O interior nordestino segue com tempo firme por enquanto, o que garante queda na umidade relativa do ar no período da tarde.

Norte

A chuva segue sendo esperada para boa parte da região Norte, com maiores volumes entre o Acre, Rondônia, Amazonas e Roraima, inclusive nas capitais. Essa chuva vem acompanhada por temporais, especialmente no estado de Rondônia, e está associada a instabilidades tropicais. Por outro lado, não chove no leste do Tocantins.

Fonte: Canal Rural

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo