Conheça o time que acompanha o presidente na Diretoria Executiva da ABCCC
Baseada na pluraridade, qualificação e alinhamento de diretrizes entre as diferentes áreas, a nova diretoria executiva da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) foi oficialmente empossada na última segunda-feira (12), sob a condução do presidente Onécio Silveira Prado Júnior (clique aqui para conferir o texto da posse e saber mais sobre o novo presidente).
Na composição do time, seis vice-presidentes atuam junto de dois secretários e dois tesoureiros. Um grupo que é integrado pelo equilíbrio entre nomes com ampla experiência prévia em participação em outras gestões da Associação, junto de nomes que estreiam em suas respectivas funções dentro da nominata, norteados pela sua capacidade e experiência profissional de gestão nas áreas de atuação e conhecimento sobre a raça.
Conheça a seguir cada um dos integrantes da Diretoria Executiva 2020-2022:
CÉSAR AUGUSTO RABASSA HAX, vice-presidente Administrativo e Financeiro
Pela quarta vez, César Augusto Rabassa Hax chega para assumir o posto de vice-presidente Administrativo e Financeiro. Hax começou a sua criação oficial de Cavalos Crioulos em 2002 na Cabanha Rebuliço (que hoje é de gestão dos filhos) e poucos anos depois, mais precisamente em 2006, ingressou ao corpo de jurados credenciados à ABCCC, vindo a avaliar inclusive Finais de Freio de Ouro, em Esteio/RS, nos anos de 2013, 2014 e 2018.
Em sua trajetória anterior na diretoria da Associação, assumiu o posto de 1º Tesoureiro na gestão de 2010-2012. Já como vice-presidente Administrativo e Financeiro, exerceu sua função nas gestões 2012-2014, 2014-2016 e 2016-2018. Atualmente é proprietário da Estância do Passo Comprido, também localizada em Pelotas/RS. Hax tem formação como técnico em agropecuária, é empresário no setor e um dos fundadores de uma empresa no ramo do cultivo de grãos (especialmente arroz e soja), com mais de 25 anos de atuação na região Sul do Estado.
JOSÉ LUIZ LIMA LAITANO, vice-presidente Técnico
José Luiz Lima Laitano também já possui experiência anterior em cargos de diretoria da ABCCC e, nesta gestão, retorna assumindo a pasta Técnica da Associação. Criador da raça Crioula desde a década de 1980, é proprietário da Cabanha 3J (Agropecuária Andrade Lima), localizada em Pelotas/RS, município onde reside, apesar de ser natural da capital gaúcha, Porto Alegre.
O novo vice-presidente é conhecido pela comunidade crioulista não só pelo afixo, mas também por ter sido presidente da ABCCC no biênio 2014-2016. Em outras gestões, também atuou como vice-presidente de Comunicação e Marketing (2012-2014) e, de 2016 a 2020, fez parte do Conselho de Planejamento. Laitano também tem formação como médico veterinário e atua como empresário no ramo automobilístico, já tendo participado de lideranças de outras entidades, como a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).
EDUARDO MÓGLIA SUÑE, vice-presidente de Exposições Morfológicas e Provas Funcionais
Eduardo Móglia Suñe retorna ao quadro executivo da Associação como vice-presidente de Exposições Morfológicas e Provas Funcionais. Criador da raça desde 1989, é especializado no setor rural e atuante no julgamento morfológico e funcional da raça Crioula há mais de 30 anos (inclusive julgando finais de Freio de Ouro) e proprietário da Cabanha Quilero, localizada em Bagé/RS, sua cidade natal.
Suñe acumula em sua trajetória a participação em importantes cargos de presidência e vice-presidência em entidades ruralistas, como o Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos (NCCC) de Bagé e a Associação Rural Bajeense (presidente e vice-presidente). Na ABCCC, foi presidente no biênio 2016-2018, além de ter atuado como vice-presidente de Núcleos (2014-2016), integrado o Conselho Deliberativo Técnico (CDT), de 2010 a 2012, e feito parte do Conselho de Planejamento (2018-2020) e da Comissão de Provas Funcionais em oportunidades anteriores.
CAMILLA MENEZES, vice-presidente de Comunicação e Relações Comerciais
Assumindo a vice-presidência de Comunicação e Relações Comerciais, Camilla Menezes integra pela primeira vez o quadro executivo da ABCCC. Junto ao seu pai, Camila administra sua criação de Cavalos Crioulos sob o afixo 4 Linhas, em Guaíba/RS. Desde 2016, sua empresa homônima assessora cabanhas, marcas e desenvolve eventos no ramo agro. Entre 2017 e 2018 foi coordenadora de Comunicação e Marketing da associação, já em 2019 atuou na coordenadoria de Relações Institucionais da Casa.
Camilla Menezes é graduada em Comunicação Social pela PUCRS e Mestre em Jornalismo Internacional pela City University de Londres/UK. Possui especializações em Gestão de Imagem e Comunicação Estratégica, além de Estratégias de Marketing e Transformação Digital. Em sua bagagem de experiência, atuou pela CNN World (na Inglaterra), Deutsche Welle (na Alemanha), Rádio ONU (nos Estados Unidos) e empresas ligadas ao futebol através da assessoria ao seu pai e treinador de futebol, Mano Menezes. Atualmente, é fundadora do projeto Escolha Mais, que promove a comunicação assertiva e o empoderamento feminino.
GILBERTO RODRIGUES DE FREITAS, vice-presidente Jurídico
Gilberto Rodrigues de Freitas é o primeiro vice-presidente Jurídico da entidade no biênio 2020-2022, com a pasta criada recentemente. Presente no cadastro da ABCCC desde 1998, o contato com o Cavalo Crioulo e os frutos da criação ganharam força e novos contornos no começo dos anos 2000. É com a Cabanha Santa Fé, de sua propriedade no município gaúcho de Aceguá, que teve suas maiores conquistas como criador da raça Crioula.
Dentro da diretoria da ABCCC, fez parte do Conselho Fiscal nas gestões 2016-2018 e 2018-2020. Com sua formação em Direito, o advogado tem uma sociedade com a esposa e o filho em uma renomada banca de escritórios de advocacia com atuação nacional.
FELIPE RIBAS BORATTO, vice-presidente de Núcleos e Expansão
Com a missão de coordenar a Subcomissão de Núcleos e Expansão da Entidade no período 2020-2022, Felipe Ribas Boratto carrega a experiência de cargos relacionados ao Cavalo Crioulo e à ABCCC desde 2017. Além de ser Diretor de Núcleos da Região 7 na última gestão e presidente do Núcleo Caminho das Tropas de Criadores, localizado em Ponta Grossa/PR, o criador da Fazenda Capivari Baixo, Tibagi/PR, sob o afixo Santa Pastorina, também já aplicou seus conhecimentos como coordenador da subcomissão Jovem da ABCCC.
Formado em Administração de Empresas, Boratto iniciou seu contato com o Cavalo Crioulo em 2009 e volta sua criação em uma “região estratégica”, próxima às áreas de expansão da raça, cujo trabalho vem sendo desenvolvido para desbravar novos campos e, ano a ano, é fortalecido.
SECRETÁRIOS: André Luis Vaz Machado e Márcia Mascarenhas Linhares
Estreando em cargo na diretoria executiva da Casa, André Luís Vaz Machado atuará como 1º Secretário da gestão. Natural de Bagé/RS, mas residente do estado do Rio de Janeiro, atualmente é criador de Cavalos Crioulos na Cabanha Don Diló, localizada em Cachoeiras de Macacu/RJ, e um grande incentivador da raça na região de expansão, fruto de seu envolvimento com o Cavalo Crioulo há mais de 35 anos. Participou da composição de gestões anteriores como diretor de Núcleos da Região 8 e também foi fundador e é o atual presidente do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos Vilson Chalart de Souza. Além da participação junto à raça, é empresário e diretor de uma empresa com atuação na área de oceanografia ambiental. Ao seu lado, Márcia Mascarenhas Linhares assume a função de 2ª Secretária. Criadora (junto à família) e administradora da Cabanha GAP São Pedro, em Uruguaiana/RS, é exemplo entre as lideranças femininas na raça Crioula e já integrou diretorias anteriores, fazendo parte do Conselho Deliberativo Técnico e no cargo de 1ª Secretária (2018-2020), além de também estar presente na lista 2 de jurados da raça.
TESOUREIROS: Marcelo Tellechea Cairoli e Miguel Scarpellini Campos
O cargo de 1º Tesoureiro da mais nova gestão fica nas mãos de Marcelo Tellechea Cairoli. Agropecuarista e criador na Reconquista Agropecuária Ltda, com sede no município de Alegrete/RS, Cairoli também foi presidente do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos Flávio Bastos Tellechea (de Uruguaiana/RS) e teve passagens por diretorias anteriores, ocupando as funções de integrante e coordenador da Subcomissão de Bem-estar Animal entre 2016 e 2018, além de fazer parte da lista de jurados auxiliares (lista 2). Em conjunto neste trabalho, como 2º Tesoureiro, temos o nome de Miguel Scarpellini Campos, que já atuou gestão passada integrando o Conselho Deliberativo Técnico. Criador na Cabanha dos Castanheiros, de Pejuçara/RS, também já compôs o Conselho Fiscal da Associação entre 2016 e 2018.
Fonte: ABCCC