Resolução dispensa o uso de GTA para trânsito de cavalos em uma mesma cidade
Nesta sexta-feira (02) foi publicado pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do Estado do Rio Grande do Sul a resolução que volta a dispensar o uso da Guia de Trânsito Animal (GTA) para o deslocamento de cavalos em uma mesma cidade. A liberação foi uma reivindicação do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) com o intuito de facilitar a realização de pequenas cavalgadas e outras atividades em menor escala. O pedido foi realizado por Adriano Pacheco, Vice-Presidente Campeiro do MTG, que declarou em postagem na página oficial do movimento: “Ficamos felizes com a decisão. Isso demonstra o quanto é importante esse permanente diálogo com as autoridades. Mais uma vez, cumprimos o nosso dever de zelar pelos interesses dos nossos tradicionalistas”.
De todo modo, a resolução mantém a exigência de todos os exames previstos em lei, conforme o Decreto nº 5.741 de 30 de março de 2006, e não será aplicada em casos de eventos agropecuários ou de aglomeração.
A GTA é o documento oficial para transporte de animais no Brasil e contém todas as informações sobre o destino, condições sanitárias e finalidade do transporte do animal.
Fonte: ABCCC