Produtor deve se preparar para maximizar uso da agricultura digital
Para especialista, agricultores devem iniciar com ferramentas da agricultura de precisão de forma a conhecer os dados de sua propriedade
Novidade no campo, a agricultura digital vem ganhando espaço na mente dos produtores rurais em todo o país. Entretanto, para se fazer o bom uso das ferramentas baseadas em informática, sensores eletrônicos e tecnologia, é necessário o preparo para o melhor proveito das tecnologias que podem ajudar na gestão das propriedades rurais.
Segundo o diretor da Falker Automação Agrícola, Marcio Albuquerque, este é um movimento que se iniciou há alguns anos com a utilização crescente da agricultura de precisão que, na verdade, é a tecnologia que começou a trazer para o produtor a preocupação com a gestão da sua propriedade baseada em dados. “Esta é uma parte fundamental deste guarda-chuva que vem sendo chamado de agricultura digital”, destaca.
Para Albuquerque, o produtor que quiser trabalhar com tecnologia deve dar um passo de cada vez e não pode usar a tecnologia mais nova se não faz o básico bem feito. “O produtor precisa entender que a tecnologia não vai substituir as suas decisões, não vai substituir um trabalho de base feito com cuidado. O agricultor que quer dar os primeiros passos deve começar com a agricultura de precisão, que permite conhecer a variabilidade que tem na sua área, para depois se preocupar com todos os registros, com uma grande quantidade de dados, com a gestão baseada em números de toda a sua área”, observa.
Neste sentido, a Falker tem orientado os produtores com treinamentos para o uso destas tecnologias. “O produtor que quiser trabalhar com agricultura de precisão tem um parceiro que vai ajudar a entender o uso das diferentes ferramentas e selecionar as que fazem mais sentido no seu atual estágio e ter os melhores resultados”, salienta o diretor da Falker.
A empresa disponibiliza uma linha completa para agricultura de precisão e agricultura digital, desde o software para gerenciar estes dados com processamento e armazenamento remoto, os instrumentos para a coleta destes dados no campo, sensores, transmissão de dados, entre outros. Durante a Expodireto Cotrijal, a Falker estará no Pavilhão 2 da área central da feira para dar suporte aos produtores rurais que estão em busca de novidades para as lavouras.
Texto: Nestor Tipa Júnior/AgroEffective