Segunda edição dos Saraus Bell’anima Live recebe Jorginho do Trompete e homenageia a música popular brasileira

Projeto mensal Saraus Bell’Anima ganha formato de transmissão ao vivo e leva a boa música até o público de forma virtual e gratuita. Edições anteriores já receberam grandes representantes da música popular como Guinga, Ernesto Fagundes, Luciano Maia e Bebê Kramer, além de nomes da música erudita nacional e internacional, como Flávio Leite, Ney Fialkow e Carla Maffioletti. A edição de julho recebe Jorginho do Trompete, o pianista Luiz Mauro Filho e o compositor e violinista Vagner Cunha para uma grande homenagem à obra de Tom Jobim, Chico Buarque, Pixinguinha e Guinga.

Segunda edição a ser apresentada ao público através de transmissões ao vivo, o Saraus Bell’Anima Ed. #02: Brasil Instrumental Vol. I abre uma série de concertos intimistas a serem realizados na Bell’Anima, produtora musical com sede no Recanto Maestro, em São João do Polêsine, que há quatro anos recebe artistas de todo o mundo para celebrar a arte e a cultura humanista. Brasil Instrumental agrega grandes instrumentistas para celebrar a cultura de nosso país através de repertórios Na edição de 25 de julho, Jorginho do Trompete, o pianista Luiz Mauro Filho e o compositor e violinista Vagner Cunha apresentam repertório com músicas de Tom Jobim, Chico Buarque, Pixinguinha e Guinga. Integram o programa clássicos da mpb como “Choro para o Zé” e “Se todos fossem iguais a você”.

Para acompanhar a experiência, cada edição dos Saraus Bell’Anima incorpora, ainda, outras formas de expressão artística: as artes gráficas são criações inéditas do artista plástico Fabio Zimbres, além de uma exposição fotográfica por edição, o Saraus Visuais, com obras do fotógrafo Gilberto Perin.

Saraus Bell’Anima acontece no último sábado de cada mês, sempre às 19:00, através do canal da produtora no Youtube: Bell’Anima Produções Artísticas.

VAGNER CUNHA, VIOLINO
Sem deixar de servir-se do melhor de sua formação clássica, o compositor Vagner Cunha transita em diversos gêneros e sonoridades para trazer à sua música originalidade e identidade. Nos últimos quatro anos, sua intensa produção integra seis discos e uma ópera, além de diversos trabalhos paralelos como arranjador e violinista. Suas composições têm sido estreadas por diversas orquestras e grupos de câmara brasileiros, com destaque para o Concerto para Violino Nº1, Concerto para Viola, Concerto para Violão de 7 cordas, o Concerto para Piano e Orquestra Sinfônica, Ballet Mahavidyas e Aleph.

Sua obra autoral está nos discos Mahavidyas (2008), Além (2012), Variações São Petersburgo (2016), Vagner Cunha convida Guinga (2017), Los Orientales (2017), Yamandu Costa interpreta Concerto para Violão de 7 cordas e orquestra (2018), além de dois discos dedicados a poemas de Antonio Meneghetti, interpretados pela Camerata Ontoarte e Carla Maffioletti (2015 e 2017). Recebeu sete vezes o Prêmio Açorianos e, em 2011, o Prêmio FUNARTE de Composição. Atualmente é diretor musical da Camerata Ontorte Recanto Maestro – para a qual compõe regularmente em
diversas formações camerísticas. Em 2018 dedicou-se à composição da Ópera O Quatrilho, sua primeira ópera, estreada com sucesso no Brasil. Suas mais atuais obras, Concerto para Oboé e Concerto para Acordeon e Orquestra, dedicado ao acordeonista Bebê Kramer, tem suas estreias marcadas para o segundo semestre de 2020.

Nas palavras do crítico Juarez Fonseca, “Vagner é um desses artistas raros; gênio. Nos anos 2000, são extensas e sólidas as contribuições dele para a música brasileira, erudita e popular, como compositor, arranjador e violinista. Unindo os três “quesitos”, ninguém chegou tão alto em qualificada efetividade.”

JORGINHO DO TROMPETE
Um dos maiores instrumentistas brasileiros, Jorge Alberto de Paula, mais conhecido como Jorginho do Trompete, teve seu primeiro contato com o instrumento aos 9 anos, na banda do colégio e, aos 14 anos, já tocava profissionalmente em bares e casas noturnas de Porto Alegre. Aperfeiçoou seus estudos na Escola da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) e seguiu sua trajetória sempre estudando música e tocando com os melhores instrumentistas brasileiros, como Márcio Montarroyos, Paulinho Trompete, Raul Mascarenhas, Walmir Gil, Proveta, Paulo Moura, Raul de Souza, Renato Borghetti, Mauro Senize, Lula Galvão, Guinha Ramires, Bebê Kramer, Paulo Sérgio Santos, Guinga, entre outros. Como convidado especial, fez turnês nacionais e internacionais com o compositor e
violonista Guinga, gravando um disco ao lado do artista na Itália, em contribuição com o cultuado clarinetista italiano Gabriele Mirabassi. Além de circular o brasil com a Cia Paulista e com diversos artistas consagrados no cenário musical nacional, Jorginho marcou presença em diversos festivais de Jazz e MPB ao longo da longa carreira. É músico profissional da Banda Municipal de Porto Alegre desde 1999, ano em que gravou seu primeiro CD autoral de música instrumental. No Programa do Jô, foi integrante convidado do Sexteto do Jô e como solista, em 2005. Nestes 45 anos de carreira, atuou como músico de bandas de samba, swing e samba rock, tendo a oportunidade de acompanhar nomes como Branca di Neve, Bebeto, Dhema, Reinaldo e tantos outros.

LUIZ MAURO FILHO
Pianista gaúcho de grande versatilidade e presença no cenário musical, “Maurinho” circula com desenvoltura pelo jazz, salsa, pop/rock e mpb. Estudou com o pianista, arranjador e maestro Paulo Dorfman, e cursou bacharelado em piano na UFRGS. Recebeu o prêmio de melhor instrumentista no III Festival do Choro de Porto Alegre (1993). Participou dos trabalhos de Nei Lisboa (3 discos e shows), Débora Blando, Geraldo Flach, Lucia Helena (discos e shows), Loma (disco e shows), Lourdes
Rodrigues (disco e shows), Rubens Santos, Fernando do Ó, Giovani Berti, Gelson Oliveira (disco e shows), James Liberato, Júlio Herrlein (Chumbinho), Jorginho do Trumpete, Ângela Jobim, Kako Xavier, Henry Lentino, Maria Helena Andrade (disco e shows), Grupo Vocal Muito Prazer (disco e shows), Grupo Vocal Mandrialis, Edilson Ávila, Tito Madi, Mario Falcão, Ná Ozzetti, Delicatessen, Adriana Deffenti, Pedro Mariano, é músico convidado da Orquestra do Teatro São Pedro, Zé Miguel Wisnik entre muitos outros. Compõe regularmente temas instrumentais e arranjos para outros compositores, atuando como músico convidado e músico acompanhante em festivais, shows e gravações Brasil afora.

PROGRAMA

Tom Jobim
Lígia
Milagre e Palhaços
Passarim
Se todos fossem

Chico Buarque
Beatriz
Joana Francesa
Piano na Mangueira

Pixinguinha
Lamentos
Carinhoso
Rosa

Guinga
Choro pro Zé
Via Crucis
O Silêncio de Iara

SERVIÇO
Saraus Bell’Anima Ed.#02 | Brasil Instrumental Vol. I
Jorginho do Trompete, Luiz Mauro Filho e Vagner Cunha
Dia: 25 de julho de 2020
Hora: 19h
Local: Evento online, transmissão ao vivo através do canal da Bell’Anima no
Youtube

Evento gratuito

Fonte: Isadora Aquini

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo