Pagamento digital pelo WhatsApp chega ao Brasil

Saiba como usar esse facilitador

Por ter 120 milhões de usuários, o Brasil foi o primeiro país a liberar pagamentos no WhatsApp, permitindo que usuários transfiram dinheiro para seus familiares e amigos, além de pagar por produtos e serviços de empresas tão facilmente quanto enviar uma foto. A função de pagamentos no WhatsApp estará disponível gradualmente nas próximas semanas.
Isso vem a facilitar a vida das Pequenas empresas, fundamentais para o país. A capacidade de realizar vendas com facilidade no WhatsApp ajudará os empresários a se adaptarem à economia digital, além de apoiar o crescimento e a recuperação financeira.

Inicialmente, será possível usar cartões de débito ou crédito do Banco do Brasil, Nubank e Sicredi nas redes Visa e Mastercard – em parceria com a Cielo, umas das principais processadoras de pagamentos no Brasil. O modelo foi criado aberto para receber mais parceiros no futuro. Ou seja, é um sistema inteligente. Essa tecnologia vai tirar milhares de empresas da informalidade e ajudar na inclusão financeira.

E no cenário de pandemia, o lançamento do serviço torna-se ainda mais importante para superarmos o momento delicado provocado pela pandemia. Com a solução oferecida, a Cielo inaugura um novo momento no mercado de pagamentos, que vai muito além da maquininha, afirma o Paulo Caffarelli, presidente da Cielo.

Os pagamentos no WhatsApp são ativados pelo Facebook Pay para que, no futuro, as pessoas e empresas possam usar os mesmos dados de cartão em toda família de aplicativos do Facebook. As transferências e pagamentos são protegidos por várias camadas de segurança, como o PIN do Facebook Pay ou a biometria em dispositivos compatíveis. E o WhatsApp pretende expandir os pagamentos para outros países em breve.

Para David Vélez, cofundador do Nubank, a nova ferramenta é mais um passo para bancarizar o Brasil – segundo dados do Instituto Locomotiva, hoje o País tem 45 milhões de pessoas sem acesso a serviços financeiros. Ele diz que esse produto pode aumentar o crescimento da nossa conta digital e do cartão de débito. E conselheiro da Associação Brasileira de Fintechs, o Guilherme Horn também vê potencial reduzir a desbancarização, mas crê que será preciso ter atenção para que a ferramenta não seja usada para fraudes.

E COMO FUNCIONA?

  • As transferências de pessoa para pessoa podem ser feitas com cartões de débito ou combo suportados, e não com cartões de crédito. As pessoas podem enviar até R$ 1 mil por transação, receber 20 transações por dia com um limite de R$ 5 mil por mês.
  • O pagamento para as empresas pode ser efetuado tanto com os cartões de débito quanto os de crédito sem limites. Somente transações dentro do Brasil e na moeda local são autorizadas. Os consumidores são isentos de taxas ao realizar transferências ou compras.
  • Os usuários podem acessar o tutorial de como enviar dinheiro no Canal do WhatsApp no YouTube: CLIC AQUI https://www.youtube.com/watch?v=7E14FjCEoBU&feature=youtu.be
  • E para habilitar os pagamentos por meio do Facebook Pay, tem um outro tutorial: CLIC AQUI https://www.youtube.com/watch?v=NUCNUWxnhng&feature=youtu.be
  • E ao vincular uma conta Cielo existente ou criar uma nova e habilitar o Facebook Pay, as pequenas e médias empresas que usam o aplicativo WhatsApp Business podem solicitar e receber pagamentos ilimitados de crédito ou débito, oferecer reembolsos e obter suporte 24/7.
    Para usar este serviço, os comerciantes pagam uma taxa fixa competitiva de 3,99% por transação.
  • E pra saber como habilitar os pagamentos no WhatsApp Business, outro tutorial muito fácil: CLIC AQUI https://www.youtube.com/watch?v=GbpLFbUFe0c&feature=youtu.be

Ouça o podcast da nossa colunista sobre o assunto:

Fonte: Katya Desessards

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo