Previsão do tempo: chuva ganha força no Rio Grande do Sul

Por outro lado, as precipitações dão trégua ao Paraná e Santa Catarina. No domingo, o destaque é a volta do frio ao Sul

A chuva finalmente dá uma trégua no Paraná e Santa Catarina nesta sexta-feira, 12. No entanto, o avanço de uma nova frente fria provoca fortes temporais sobre grande parte do Rio Grande do Sul, especialmente em áreas de fronteira com o Uruguai. A chuva já começa pela manhã nessas áreas, acompanhada por fortes trovoadas, intensas rajadas de vento e até mesmo eventual queda de granizo. Ao longo do dia a frente fria espalha chuva entre a região central e região metropolitana de Porto Alegre, ainda com potencial para temporais.

Um extenso sistema de alta pressão atmosférica garante mais um dia com predomínio de sol e tempo firme entre o Sudeste, Centro-Oeste, interior do Nordeste e ainda no Tocantins, sul do Pará, Rondônia e Acre.

Instabilidades em níveis mais altos da atmosfera, combinados à disponibilidade de calor e umidade, mantém a condição para pancadas de chuva nas demais áreas da região Norte do Brasil. Enquanto isso, no litoral nordestino, as Ondas de Leste seguem provocando chuva forte, especialmente entre Natal (RN) e São Luís (MA), onde são esperados os maiores acumulados.

No domingo, 14, a frente fria avança em direção ao oceano, e consegue provocar pancadas de chuva da faixa leste do Paraná a São Paulo, no estado do Rio de Janeiro e no sul do Espírito Santo. O céu fica mais encoberto nessas áreas, com chance para chuva fraca e garoa a qualquer momento. Instabilidades em níveis mais altos da atmosfera combinados à disponibilidade de umidade mantêm a condição para chuva isolada no sudoeste e sul do Paraná, e no oeste de Santa Catarina.

Falando em temperaturas, grande destaque para a queda brusca que será observada na região Sul do Brasil, especialmente durante a manhã, que promete ser bastante gelada. Há condição para geada em diversos pontos do Rio grande do Sul, assim como na serra catarinense, que pode amanhecer com temperaturas abaixo dos 5 °C.

Fonte: Canal Rural

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo