Agricultores interessados devem atualizar o cadastro junto ao Sicoob Crediauc para se habilitar ao financiamento
O governo federal deve liberar em breve R$ 15 bilhões para subvenção de juros do crédito rural no Plano Safra 2020/2021 para atender os agricultores brasileiros. Os recursos são subsídios que o Tesouro Nacional vai injetar no Plano Safra para que os bancos possam cobrar juros mais baixos dos produtores rurais. Em 2019, o valor foi de R$ 10 bilhões. Se confirmado, haverá neste ano alta de 50% no volume disponível.
O Sicoob Crediauc já está se mobilizando para atender os cooperados que necessitarem de recursos para o custeio agrícola. Segundo o gerente de Agronegócio, Giliard Prodarutti, a Cooperativa irá manter contato com os produtores que contrataram financiamento em 2019 para revisar a parte documental o que, na opinião dele facilita os encaminhamentos. “A renovação do cadastro é fundamental para dar agilidade aos processos de liberação, especialmente para os que já possuem histórico contratual e aqueles que irão solicitar o crédito pela primeira vez. Queremos garantir que os recursos cheguem a todos, porém, é importante que os documentos possam estar em dia, para evitarmos eventuais atrasos na concessão dos valores solicitados” pontua.
Segundo Giliardi, os detalhes que envolvem taxas e condições para o acesso ao crédito serão divulgados oportunamente pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA). “Ainda não dispomos dessas informações, mas é importante que o agricultor esteja atento e converse com o seu gerente de relacionamento para ficar atualizado”, conclui.
Na área de abrangência do Sicoob Crediauc, os recursos do plano safra atendem uma demanda considerável não somente no custeio da produção do milho, soja e trigo, culturas típicas da região. Os recursos são muito bem-vindos também na manutenção das atividades pecuárias e na aquisição de equipamentos.
Importante ressaltar que a Cooperativa ainda tem disponível do plano safra 2019/2020, recursos para investimentos que podem ser acessados por meio do Pronaf, Pronamp, entre outros. Para esses programas a contratação é imediata e podem ser efetivadas até o dia 30 de junho.
Fonte: Fecoagro/Sicoob Crediauc