Carne bovina: Volume de exportação cai 1% em abril, receita sobe 12%
As exportações brasileiras de carne bovina caíram 1% em abril em relação ao mesmo mês do ano passado, mas a receita com os embarques subiu 12% no período, segundo dados divulgados pela Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo) na sexta-feira (08).
O Brasil exportou 135,6 mil toneladas de carne bovina em abril, gerando receita de US$ 577,3 milhões para os exportadores.
A China continuou a elevar as compras do produto brasileiro e foi responsável por importar 53,7% do total embarcado pelo Brasil em abril. Mas a queda expressiva nas compras de outros grandes clientes, incluindo Chile (-14,3%), Egito (-44,1%) e Emirados Árabes Unidos (-57,8%), reduziu os embarques de carne bovina totais do Brasil no mês passado.
No acumulado do ano, o volume de exportações de carne bovina brasileira ainda é 1% maior que do mesmo período do ano passado, a 543,9 mil toneladas. A receita com os embarques acumula alta de 19%, a US$ 2,4 bilhões.
“Caso a China mantenha seu ritmo de compras, as exportações brasileiras de carne in natura e processada deverão apresentar pequeno crescimento em volume em relação a 2019, mas o aumento das receitas pode superar os 10%”, disse a Abrafrigo em nota.
O índice de preços de carnes globais da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) teve uma queda de 2,7% em abril, na comparação com março, e de 1,2% ante abril do ano passado.
A FAO disse que a queda foi ocasionada por redução nas importações do produto globalmente diante das dificuldades logísticas e redução na demanda, ambas relacionadas à pandemia do novo coronavírus.
Apesar da queda nos preços globais de carnes, a desvalorização do real em relação ao dólar colabora para o crescimento do faturamento da indústria brasileira com os embarques.
Fonte: Assessoria Agropecuária/CarneTec