Sete estados já registram casos de ferrugem asiática na soja
Ao todo 21 casos da doença foram relatados até o momento, 84% menos que as 135 ocorrências registradas até 2 de janeiro de 2019
Levantamento realizado pelo Consórcio Antiferrugem mostra que 21 casos da doença já foram registrados em lavouras de soja do país até o momento. Na mesma época do ano passado, em 2 de janeiro, 135 casos da doença haviam sido relatados.
Ao todo, sete estados já registram oficialmente a doença em suas lavouras, sendo que o Paraná, como é normal acontecer, lidera com 12 casos. Depois, aparece Mato Grosso do Sul com quatro ocorrências, Santa Catarina, com dois e Minas Gerais, Rio Grande do Sul e São Paulo, com um caso cada um.
Uberlândia (MG) foi o último município a relatar a doença, no dia 27 de dezembro. Em São Paulo, o registro aconteceu em Itaberá e no Rio Grande do Sul foi em Porto Vera Cruz. Já em Santa Catarina, os casos aconteceram em Galvão e São Domingos.
Maracajú é o município brasileiro com mais casos registrados até o momento, com dois casos. Além dele, Mato grosso do Sul ainda viu a doença em Rio Brilhante e Terenos.
No Paraná os seguintes municípios apresentaram casos da doença: Arapoti, Araruna, Castro, Coronel Vivida, Jacarezinho, Janiópolis, Londrina, Palmeira, Pitanga, Tibagi, Tomazina e Ubiratã.
Fonte: Canal Rural