Pecuarista do Alagoas promoveu 1º Encontro de criadores da raça Ultrablack no estado

Na última terça-feira (14), o associado e pecuarista Alagoano, Marcelo Moreira, proprietário da 2MBS Agropecuária, com apoio da Associação Brasileira de Angus e Ultrablack, promoveu o 1º encontro da raça Ultrablack no estado. Ao todo, cerca de 30 produtores rurais estiveram presentes no evento, que aconteceu na Fazenda Vau de Jaboque, em Colônia Leopoldina, no Vale do Jacuípe, e contou com a participação do inspetor técnico, Rednilson Gois.

Adepto à raça e seus cruzamentos industrias há cinco anos, Marcelo Moreira, conta que conheceu os animais Ultrablack depois de buscar informações sobre o bife Kobe, produzido a partir da raça Wagyu. “Fiquei maravilhado com o bife Kobe e iniciei pesquisando sobre Wagyu, até que descobri o Ultrablack. Tenho muito orgulho de ser o pioneiro na raça aqui em Alagoas. A escolha veio depois de perceber as tantas vantagens [da raça], como: adaptabilidade, ganho de peso, habilidade materna, mansidão, alto peso na desmama, o marmoreio da carne e a possibilidade de um dia entrar no Programa Carne Angus Certificada. Tudo isso com as mesmas estruturas da fazenda”.

Moreira também destaca que acredita muito no potencial de desenvolvimento da raça nos próximos anos. “Quando o conhecimento alcançar os criadores, será a principal raça do país. As pessoas de um modo geral são muito resistentes a mudanças, mas quando se deparam com situações concretas, como o nosso caso que já estamos há cinco anos utilizando os touros no cruzamento industrial, não podem justificar o porquê de não usar a raça Ultrablack”.

O inspetor técnico da Associação, que também esteve presente, apresentou métodos de formação da raça, seus potenciais produtivos e reprodutivos, assim como a utilização dos animais para a potencialização da pecuária de corte no estado. “A região tem um grande potencial para o crescimento da criação, pois é uma localidade de pecuária, tanto de corte, como de leite. Ainda no sistema extensivo, mas com um grande potencial para intensificar o sistema de produção, principalmente por ser uma região turística, que demanda por uma carne de qualidade”.

Na sequência das palestras, foi realizada uma visita ao curral da propriedade, onde Rednilson exemplificou as caraterísticas raciais do Ultrablack, em fêmeas e machos.  Ainda, foram abordadas dúvidas sobre a comercialização da raça, utilização de reprodutores para cruzamento industrial e o processo de registro dos animais.

Também participaram do evento, por vídeo, o diretor executivo da Associação Brasileira de Angus e Ultrablack, Mateus Pivato, e o criador da raça, Renato Ramires.

O evento foi encerrado com uma degustação de Carne Angus Certificada.

Fonte: Associação Brasileira de Angus

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo