Maior Marcha Anual de Resistência: Concentração inicia nesta quinta-feira, 15

Com o maior número de participantes da história da Marcha Anual de Resistência,realizada pela  Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), a Estância Santo Ignácio, localizada em Jaguarão, no Rio Grande do Sul, abre suas porteiras para receber os marcheiros participantes. Dando o trote inicial, a concentração inicia nesta quinta-feira, 15 de maio, onde os animais ficarão concentrados até o início da competição com a largada prevista para o dia 14 de junho.  

No ano em que marca o centenário da história de Gato Y Mancha, dois cavalos crioulos que percorreram mais de 21 mil km, uma das provas mais antigas da ABCCC e um dos pilares de seleção da raça Crioula, a Marcha Anual de Resistência, que homenageia o crioulista João Alberto Dutra Silveira em 2025,terá um feito histórico nesta edição. Com recorde de inscritos, 68 marcheiros irão participar do percurso de 750 km, em 15 dias. 

O Coordenador da Marcha, Luiz Mário Queirolo Diaz, comenta que espera por um bom início de concentração. “Serão 68 animais, serão 68 proprietários, nossa expectativa é muito boa, de confraternizar com todos. A previsão do tempo é muito boa, acredito que passaremos um dia lindíssimo, falando sobre cavalo e recebendo 68 animais para a Maior Marcha da História do Cavalo Crioulo da ABCCC”, ressalta. 

Diaz ainda salienta que para a edição de 2025, muitas melhorias foram realizadas. “Nós acreditamos que essa marcha vai entrar para a história, não só por números, mas, por organização. Por ser em Jaguarão, que o percurso e os caminhos historicamente são bons e tem evolução constante, o Parque do Sindicato Rural de Jaguarão está acostumado a lidar com esse evento”, comenta.

Ainda conforme ele, os últimos dias são de preparação para receber todos. “Com esse alto número de inscritos aumenta nossa responsabilidade. Estamos preparados, nos qualificando, fazendo reuniões e preenchendo as arestas para que saia tudo da melhor forma possível”, destaca. 

Sobre a concentração que logo inicia, o coordenador frisa que o momento é de cuidado e bem-estar dos animais participantes. O Veterinário, Tiago Souza de Freitas, explica que, a concentração começa com a chegada dos animais e após, é realizada uma avaliação geral de saúde com exames clínicos e vermífugo completo. Após esse momento, os animais não têm mais contato com os proprietários, e, nos 30 dias que antecedem a marcha, alimentam-se apenas de pasto e água. De acordo com Freitas, os garanhões ficam afastados dos machos castrados e das fêmeas. 

A Circular com as informações da Maior Marcha de Resistência já está disponível. Para acessar basta ir na aba Eventos>Circulares no site da ABCCC. 

>>> ACESSE AQUI A CIRCULAR DA MARCHA ANUAL DE RESISTÊNCIA 2025 <<<

Instagram Oficial

Já está disponível no Instagram o perfil da Marcha Anual de Resistência. No perfil é possível acompanhar tudo que irá acontecer no evento. Siga e acompanhe tudo em @marchacavalocrioulooficial.

>>> SIGA O INSTAGRAM DA MARCHA ANUAL DE RESISTÊNCIA <<<

1ª Marcha de Veteranos

O Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos (NCCC) de Bagé organiza para os dias 30 de maio a 1º de junho, a 1ª Marcha de Veteranos – Balula. Conforme o Organizador e Jurado Efetivo da ABCCC, Eduardo Móglia Suñe, a marcha surgiu após a participação na Marcha das Crianças, que acontece no período de férias. “Participo já faz dois anos, levando meus netos. Neste ano, pensando sobre isso, conversei com dois amigos e comentei sobre a gente fazer algo parecido para os veteranos. Foi aí que surgiu a ideia da Marcha dos Veteranos”, conta. 

Segundo Suñe, o evento é destinado para participantes a partir de 50 anos incompletos e a expectativa é receber 50 participantes, inclusive de Estados vizinhos. “Muito mais que uma competição, é para agregar quem gosta de cavalo. O intuito é passar o final de semana entre amigos, confraternizando, falando sobre cavalos e talvez idealizando a Marcha dos Veteranos para os próximos anos”, frisa. Ainda sobre a nomenclatura, a organização decidiu homenagear Luís Umberto Rodrigues, conhecido como Balula, um ícone importante da raça Crioula e da região. 

Para quem deseja participar, as inscrições estão abertas no NCCC de Bagé. Com 70 km a serem percorridos, a programação contempla três dias. Começando com chegada dos animais e 10 km na sexta-feira à tarde;  20 km no sábado pela manhã e 20 km à tarde; finalizando com 20 km no domingo pela manhã.

Fonte: ABCCC

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo