Fazenda Reconquista e Cabanha Tellechea são os Supremos Grandes Campeões da 23ª Expoutono

A chuva que caiu insistentemente no Parque Agrícola e Pastoril durante todo o sábado (24) não impediu a grande participação dos animais da modalidade buçal na 23ª Expoutono, nas raças Angus e Ultrablack. Dispostos na pista principal, 46 exemplares de 17 criadores foram julgados pela jurada Maria Mattos, que definiu os grandes vencedores.

Fêmeas

A Grande Campeã Angus foi a vaca do Box 35 (TAT TE3626), da Fazenda Reconquista, de Alegrete/RS, de José Paulo Dornelles Cairoli. A Agroottoni, de Santo Antônio das Missões, de Elio Roque Ottoni, ficou com o título de Reservada Grande Campeã, com o Box 37 (TAT 3517). A 3ª melhor fêmea foi a do box 22 (TAT FIV4231), da Cabanha Tellechea, de Sérgio Bastos Tellechea, de Uruguaiana/RS.

Na raça Ultrablack, o título de Grande Campeã ficou com Box 5 (TAT TE1762, da Cabanha Rincon Del Sarandy, de Uruguaiana/RS. Da Cabanha 4 Linhas, de Guaíba/RS, de Luís Antônio Venker Menezes, saíram a Reservada Grande Campeã, com o Box 9 (TAT 2162), e a 3ª melhor fêmea, do Box 2 (TAT FIVU296).

Machos

O Grande Campeão Angus foi o animal do Box 70 (TAT D09), da VIRBASP TRANSP AGRIC PEC LTDA, da Fazenda Basso Pancotte. O animal do Box 58 (TAT TE80), da Cabanha Bortolozzo, de Vinicius Bortolozzo,  foi o Reservado Grande Campeão. O 3º melhor macho ficou com o Box 54 (TAT 4500),  da Cabanha Tellechea.

Nos animais da raça Ultrablack, o Grande Campeonato de Machos foi conquistado pelo animal do Box 10 (TAT 364), da Antônio Marcos Pagani de Souza e Outros, Fazenda da Conquista, São Joaquim/SC. O Reservado Grande Campeão foi o animal do box 13 (TAT 5686), de João Francisco da Silveira Neto, Fazenda Santa Eugênia, Jaguari/SC. O 3º melhor macho ficou com o Box 11 (TAT UB04), da Cabanha Tellechea.

Supremos Grandes Campeões

Os principais prêmios da 23ª Expoutono mexeram com o público no sábado de competição. Com a vaca do  Box 35 (TAT TE3626), o criador José Paulo Dornelles Cairoli, da Fazenda Reconquista, conquistou o título de Suprema Grande Campeã Angus. Nos machos, Sérgio Bastos Tellechea, da Cabanha Tellechea, faturou o Supremo Grande Campeão com o touro do Lote 59 (TAT FIV4420). As propriedades levaram para casa o troféu Antônio Martins Bastos Filho, em homenagem ao sócio-fundador e ex-presidente da entidade, falecido em março deste ano.

A fala dos vencedores

José Paulo Dornelles Cairoli, Fazenda Reconquista

“É uma alegria muito grande uma cabanha ganhar uma Suprema. Estou muito satisfeito porque é a primeira vez que ganho uma Suprema Grande Campeã. Eu sei que ela tem muita qualidade, ganhou a Grande Campeã Buçal pela qualidade e superou a de Curral, que é outra excepcional vaca. Aqui, eu competi com uma novilha contra uma vaca e conseguimos ganhar. Ficamos muito felizes”.

Sérgio Bastos Tellechea, Cabanha Tellechea

“O Supremo Grande Campeão é um touro realmente muito interessante. É um animal que já se destacou no seu desmame e, depois, nas avaliações do Promebo. Um animal de uma linhagem também pouco usada no Brasil, que é a Confidence, muito voltada à seleção a campo. Um tipo de criação com todas as características que buscamos: muita fertilidade, muita nobreza racial, facilidade de parto, um animal muito diferenciado. E também fiquei muito feliz porque o Supremo Campeão é uma homenagem para o tio Antoninho, Antônio Martins Bastos Filho, que foi um grande cabanheiro, talvez dos últimos cabanheiros. Estou muito honrado por receber esse prêmio em homenagem a ele. E, além disso, a cabanha se destacou e mostra que a está no rumo certo, nas nossas escolhas, na nossa seleção, e seguimos para Expointer agora com mais expectativas e com muita vontade”.

Ignacio Tellechea, Cabanha Rincon Del Sarandy

“Muito contente por poder entregar a faixa de Grande Campeã ao nosso cliente João Soldera, que comprou a Eleição Ultrablack Geração 2024 e fez uma excelente escolha”.

Marquinhos Pagani, Fazenda da Conquista

“Ficamos muito felizes com o resultado obtido nesta amostra. É a primeira vez que participamos de uma exposição fora do nosso estado e trouxemos apenas um exemplar, que se consagrou grande campeão. Ganhar em Uruguaiana, uma das mais importantes exposições das raças Angus e Ultrablack no Brasil, tem um significado enorme para nós e mostra que nosso trabalho de seleção está no rumo certo. Acreditamos muito na raça ultrablack, que vem crescendo e ganhando seu espaço na pecuária brasileira”.

Fonte: Associação Brasileira de Angus

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo