Expoingá recebeu Iª Mostra da Raça Crioula no Norte do Paraná

Em um cenário tão promissor e fértil para a Expansão da Raça Crioula, localizada a pouco mais de 400km da Capital Paranaense, Curitiba,  ao norte do estado, nos deparamos com a cidade multi fáceis de Maringá. Carregando vários títulos, exemplo na cultura como Cidade Canção, através  da música de Joubert de Carvalho, que foi popular e cantada pelos pioneiros da região; ambientalmente como a “Cidade Verde” devido à sua extensa arborização e áreas verdes, como o Horto Florestal, o Bosque II e o Parque do Ingá. Ou ainda na construção civil e “Polo da Cultura Urbana”, atrelado a tudo isso, conquistou importante patamar, considerada uma das melhores cidades para se viver: devido à qualidade de vida, infraestrutura e desenvolvimento econômico. E neste contexto, o Cavalo Crioulo esteve presente na 50ª Expoingá, que teve início no último dia 8 e vai até o próximo dia 18 de maio, no Parque Internacional de Exposições Francisco Feio Ribeiro. Com 19 exemplares em pista, entre Incentivos e Marcados, a avaliação ficou por conta do jurado Ivens Ortigari Jr.  

Pertencente a Região 8 no mapa da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos, a ABCCC, o solo paranaense frutifica a tempos. Entretanto, é a primeira vez que Maringá realiza a Exposição Morfológica.  “Foi um importante convite, estar presente em uma das maiores feiras agropecuárias do estado traz muitas perspectivas positivas para nós“, destaca o gerente de Expansão, Gerson de Medeiros. Com organização do Núcleo de Criadores Caminho das Tropas, com sede em Ponta Grossa/PR, “fomos muito bem recebidos pela diretoria da Sociedade Rural de Maringá, qual nos deu total apoio, estruturalmente, cedendo cocheiras, viabilizando despesas e assim recebendo expositores para essa primeira mostra”, completa Gerson, que ainda ressalta possíveis parcerias futuras, “Com toda certeza esse cenário promissor, os participantes ficaram maravilhados, a Feira tem potencial incrível, certamente vamos avaliar com carinho outros eventos e até mesmo seletivas“, conclui. 

Com uma proposta totalmente nova, alinhada também à visão de crescimento e fomento da raça Crioula em território de Expansão, a Feira acaba conquistando importante papel e visibilidade para criadores e iniciantes. São mais de 22 estados brasileiros e 15 países presentes. Entre exposição de outras diversas raças equinas, bovinas e ovinas. Além de stands voltados para o agronegócio, comércio local, networking. A raça dividiu holofotes na Abertura Oficial, que aconteceu no fim da tarde de sábado, 8, na presença do Governador do Estado do Paraná Ratinho Jr e do Senador Sérgio Moro, dentre outras autoridades do estado do Paraná. 

A região já foi cenário e contou com importantes nomes na história das seletivas da raça Crioula. Em resumo, o extinto Núcleo de Criadores de Londrina, cidade localizada a menos de cem quilômetros de Maringá, realizou na “Cidade Canção”, a Classificatória do Freio de Ouro em 2010, a qual foi marcada pela presença de Pampa de São Pedro e pela surpresa com a Calandria Poral. 

Expoingá 2025: O Agro que Conecta! 

Após celebrar 50 anos de história, a EXPOINGÁ 2025 inaugura uma nova fase com o tema “O Agro Conecta”, destacando o papel transformador do agronegócio.O agro conecta pessoas, promovendo encontros entre produtores, pesquisadores e empreendedores, impulsionando inovação e negócios. Conecta tecnologia, com máquinas de ponta, inteligência artificial e práticas sustentáveis. Conecta a agricultura familiar ao mercado, valorizando pequenos produtores e fortalecendo sua participação na economia. O agro também conecta sustentabilidade e conhecimento, unindo produção responsável, inovação e preservação ambiental. Aproxima campo e cidade, mostrando sua importância no abastecimento de alimentos e na geração de energia limpa. Conecta passado e futuro, preservando tradições enquanto abraça a modernidade.

A EXPOINGÁ 2025 será o grande ponto de encontro dessas conexões, evidenciando que o agro vai além da produção: é transformação. De 8 a 18 de maio, no Parque Internacional de Exposições de Maringá. Novos tempos, novas conexões, infinitas oportunidades.

Fonte: ABCCC

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo