
Chapecó e Candiota sediam no próximo final de semana Exposições Passaporte
Simultaneamente, o Cavalo Crioulo chega aos Estados do Rio Grande do Sul e em Santa Catarina para a segunda e terceira Exposição Passaporte de Outono 2025. Os eventos serão realizados em Candiota e Chapecó, respectivamente entre os dias 13 a 16 de março, dando continuidade as seletivas morfológicas do ciclo, classificando exemplares para a Final da Morfologia do Cavalo Crioulo na Expointer 2025, marcada para ocorrer de 26 a 31 de agosto, na Arena Coberta do Cavalo Crioulo, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, no Rio Grande do Sul.
Oeste Catarinense recebe Exposição Passaporte pelo terceiro ano consecutivo
Em Santa Catarina, o evento será realizado pelo Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos (NCCC) Oeste Catarinense em parceria com a Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) entre os dias 14 e 15 de março, no Parque de Exposições Valmor Lunardi (Efapi), em Chapecó. O técnico responsável e credenciado à ABCCC, Thiago Orlando, comanda os trabalhos. Os jurados serão Pedro Boemo Ferreira como Principal e Fernando Guilherme Horst como Auxiliar. Haverá transmissão ao vivo no canal do Cavalo Crioulo no Youtube com apresentação de Leôncio Severo.
O NCCC Oeste Catarinense atua há mais de 20 anos na região, fortalecendo a presença e a marca do Cavalo Crioulo. Pelo terceiro ano consecutivo, será realizada uma Exposição Passaporte pelo núcleo. Para o presidente do NCCC, Thiago Luiz Spessatto, a cidade está preparada para receber o evento e espera um bom número de exemplares participantes. “A expectativa é muito boa, estamos com as inscrições abertas. Não é a primeira vez que Chapecó recebe uma Passaporte, muitas pessoas conhecem a nossa estrutura e a cidade, que está bem localizada entre o Rio Grande do Sul e Paraná. Quem veio, sempre volta! Estamos esperando um bom número de animais”, ressalta.

No pampa gaúcho, Candiota estreia nas Exposições Passaportes
Pela primeira vez, Candiota, no pampa gaúcho, irá receber os exemplares para a Seletiva Morfológica da Raça Crioula. Abrindo as portas da sede da Cabanha Beribá, o Núcleo de Criadores de Candiota recebe a Exposição Passaporte entre os dias 13 a 16 de março. O evento contará com a atuação do jurado principal Leonardo Alberton Ardenghy, auxiliado por Amanda Azambuja, com supervisão Técnica do Inspetor credenciado à Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos, a ABCCC, Thiago Andreolla Persici. Novo de idade, entretanto representativo, com importantes representantes na principal pista da raça crioula, a presidente do Núcleo, Lucel Jussara Betiollo, conta um pouco da trajetória, nessa quase uma década de fundação: “O Núcleo tem nove anos, hoje carrega o nome de um dos primeiros sócios Eduardo Salomoni. Neste tempo de atividade já realizamos 8 exposição morfológica, 8 Credenciadoras e 7 Freios do Proprietário e Freio Jovem, além de 5 campeonato Paleteada. Esse será nossa primeira Passaporte. Sempre os eventos foram realizados na sede da Cabanha Beribá, de prioridade de Carlos Betiollo e Lucel Jussara Betiollo. Candiota já contou com cabanhas importantes como Maufer, Agropecuária Miolo e atualmente conta com a participação renomada dos criadores Sr Batalha e Galvão Bueno. Entre os principais destaques de finalistas da Expointer, temos Estampa Domingueira do Beribá, finalista do Freio de Ouro com Lindor Colares e Quinchamalo do Infinito com Felipe Silveira. Já na Morfologia Marco Bertie Hammes brilhou com a égua Estampa Domingueira do Beriba e Basco Húngaro“.

Você poderá acompanhar ao julgamento ao vivo, através da transmissão no Canal Oficial do Cavalo Crioulo no YouTube. Sua companhia será o Inspetor Técnico da Raça, Alexandre Suñe.
Fonte: ABCCC