
Cavalo Crioulo, poesia, melodia e amizade: Quarteto Coração de Potro tem primeiro animal marcado
“Cantamos a lida do homem do campo, a vida cercada pelo Cavalo, isso nos aproxima muito dos cabanheiros, domadores, ginetes e criadores. Sem contar que conseguimos levar nossa música para a cidade, conquistando aqueles que têm apreço pela cultura”, conta Maicon Granja, um dos integrantes do Quarteto Coração de Potro. O grupo lageano formado em 2007, conquista o público com sua poesia, melodia e arranjos voltados à música nativista com influências do Folclore Latino. Em dezessete anos de carreira, sempre tivemos o sonho de estar ainda mais próximo do Cavalo Crioulo, assim, em parceria com Jurado da Raça, Lauro Varela Martins (Cabanha Porto Martins), adquiriram a potra Sinal da Cruz Taberna. “Acompanho e incentivo o trabalho dos guris desde o início, sempre soube da vontade deles em iniciarem uma criação, quando me procuraram, fomos juntos para a mangueira com potras de sobreano, onde juntos debatemos e assim escolhemos a exemplar que mais encaixava na proposta e sonhos futuros deles”, destaca Lauro.

Sinal da Cruz Taberna com os cantores e criadores do Quarteto Coração de Potro
Assim, iniciam em 2022 o registro de criador 126898, de Maicon, Emerson Goulart (Kiko), Vitor Amorim e Patrick Antunes (Ick), com nome Quarteto Coração de Potro LTDA, sócio incentivo da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos, a ABCCC. Além da preparação da colorada, RP 517, uma filha de Buenaço da Maior e Quilero Ventisquera para a campanha Morfológica Incentivo no Centro de Treinamento Rancho JJ, em Lages, Santa Catarina, estabelecimento parceiro do Quarteto.
“Vindo de uma família rural, em contato diário com a lida de campo e rodeios sempre fui um apreciador do mundo que envolvia o Cavalo Crioulo. Há seis anos iniciamos o projeto de um pequeno CT (centro de treinamento) que possibilitou em ter um lugar que desse condições de cuidar e trabalhar com os cavalos . Claro que pela agenda de shows, não consigo estar sempre presente, mas faço o possível. Gosto muito“, comenta Granja. A vivência no campo que alimenta as inspirações para as melodias são reais, Granja, utiliza as horas vagas das viagens e shows com dedicação aos cavalos, como foi o caso da potranca “Taberna”, um dos animais domados por ele.
Recentemente, durante a visita realizada na criação Cabanha Porto Martins, onde a potra se encontra atualmente, foi confirmada pelo Inspetor Técnico credenciado à Associação Thiago Orlando, ”Oficialmente é crioula e foi iniciada criação do Quarteto“, destaca. Granja ainda complementa sobre o futuro e próximo passo a ser realizado: “Ela é uma potra de excelente papel, lindo biotipo e muito funcional. Vamos colocar ela em cria, tirar nosso primeiro produto, um acasalamento com o reprodutor Pintassilgo da Rio Bonito, através de uma parceria com Francisco Martins Bastos. Nosso sonho é ver a “Taberna” nas pistas e disputas funcionais, quem sabe correndo o Freio de Ouro“, destaca ele.

Sinal da Cruz Taberna recentemente confirmada na Inspeção Técnica
Sobre parcerias e amizades fortalecidas ao redor e sob o lombo do Cavalo Crioulo, ambos destacam os laços: “É nosso padrinho, um amigo pessoal”, diz Maicon sobre o jurado Lauro.

Jurado da Raça Lauro Varela Martins, ao centro, acompanhado dos integrantes do
Quarteto Coração de Potro
Fonte: ABCCC