
Associação Brasileira de Angus e Ultrablack anuncia novo diretor-executivo e gerente do Programa Carne Angus Certificada
O ano de 2025 começou repleto de novidades na Associação Brasileira de Angus e Ultrablack. Depois do anúncio da diretoria que comandará a entidade no biênio 2025-2026, foram confirmados os nomes do novo diretor-executivo e do gerente do Programa Carne Angus Certificada.
Com nove anos de casa, o médico-veterinário Mateus Pivato deixa a gerência de fomento para assumir a diretoria executiva. Graduado pela Universidade de Passo Fundo (UPF) e com mestrado em Zootecnia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), é o primeiro a ocupar o cargo criado recentemente, e que entrou em prática na atual gestão.
Aos 37 anos, o profissional encara seu maior desafio da carreira, depois de passar por várias etapas dentro da própria Associação. O perfil técnico e de trabalho e resultados embasados pela pesquisa também será levado à posição que assume. “O que me move é produzir informação aplicada ao criador para o desenvolvimento da raça. Vários projetos que iniciaram como pesquisa se tornaram serviços da Associação. Isso comprova a consistência de tudo o que está sendo feito. O papel agora, na direção executiva, é o de defender e desenvolver todo o potencial que a raça tem”, projeta Pivato.
Entre as principais marcas que quer deixar na direção, estão a inovação e a consolidação dos grandes projetos técnicos. O fortalecimento da entidade e a unificação de todos os setores também estão no planejamento.
“Precisamos muito de uma Associação cada vez mais coesa. E estamos conseguindo construir isso. Aproximar as áreas e termos uma unidade. Trabalhar sempre com dados e as ferramentas que temos à disposição, estreitando a relação com o associado e o criador, que é o nosso grande motivo, mas sem esquecer do consumidor final, garantindo sempre a qualidade do nosso produto, que é a carne Angus certificada. Temos um produto diferenciado, tanto no mercado interno, quanto na exportação. E ter isso em mente em cada movimento é fundamental para garantirmos o sucesso do Angus e do Ultrablack”, finaliza.
Uma trajetória a serviço da entidade

Natural de Mineiros, no interior de Goiás, Maychel Borges está na Associação Brasileira de Angus e Ultrablack desde 2010. Da função de certificador de unidade ao cargo de gerente do Programa Carne Angus Certificada, foram muitos passos. E um conhecimento da raça o qualifica a tocar o projeto carro-chefe da entidade.
Para o zootecnista de 36 anos, formado pelo Centro Universitário de Mineiros, a maior responsabilidade é garantir a qualidade do produto que, para ele, é a grande paixão de todos os envolvidos na cadeia. Do criador ao funcionário da Associação, quem faz parte do universo Angus e Ultrablack trabalha com o coração e a vontade de que a raça seja sempre valorizada.
“Quem trabalha no programa, vive a raça Angus. Estamos lapidando uma joia. Quem cria, quem consome, lida com o que há de melhor em todos os elos da cadeia, o que nos mantém motivados no dia a dia para cada vez mais consolidar a Angus como a raça forte e única que é”, comenta Maychel.
Colocar em prática novos projetos e aprimorar a relação com o criador são os grandes focos do novo gerente do programa. Para ele, é fundamental alinhar o pensamento com a nova diretoria, que tem o mesmo objetivo.
“Vamos buscar tirar alguns projetos do papel, em uma gestão de valorização de quem vive a raça no dia a dia. Como falamos, valorizar quem está com o carimbo na mão, e toda a rede de funcionários. Levar a associação para o lado do produtor de carne Angus, não somente o produtor de genética. É o momento ideal para estar mais próximo do produtor rural e dos nossos parceiros frigoríficos. Além de um excelente momento de consumo e de procura pela carne angus”, acrescenta.
Atualmente, a entidade possui cerca de 500 associados. De acordo com os dados da Associação Brasileira de Angus e Ultrablack, mais de 24 mil criadores entregam ou já entregaram produtos ao Programa Carne Angus Certificada.
Fonte: Associação Brasileira de Angus