
Animais das raças Angus e Ultrablack abriram os julgamentos da categoria curral da 23ª Expoutono
A sequência do primeiro dia de julgamentos das raças Angus e Ultrablack, na 23ª Expoutono, nesta sexta-feira (23), premiou mais animais da categoria curral, no Parque Agrícola e Pastoril. E quem celebrou os principais resultados foram as cabanhas Reconquista, 4 Linhas, Rincon Del Sarandy, Cia.Azul e a parceria entre as cabanhas Recalada, La Coxilha e Sossego. A realização das competições é da Associação Brasileira de Angus e Ultrablack, com o Núcleo Angus Três Fronteiras. A responsável pelo julgamento foi a jurada María Mattos, do Uruguai. Ao todo, participaram 47 animais, de 20 criadores.
Fêmeas
A grande campeã individual Angus foi a vaca do Lote 50 (TAT TE80), parceria entre as cabanhas Recalada, La Coxilha e Sossego. A reservada grande campeã veio do Lote 38 (TAT 4327), da Cabanha Tellechea, de Sérgio Bastos Tellechea. A 3ª melhor fêmea ficou com a Fazenda Reconquista, de José Paulo Dornelles Cairoli, com o animal do Lote 49 (TAT TE3640).
O Trio Grande Campeão também foi para a Fazenda Reconquista, com o Lote 17, (TAT TE3632, TE3651 e TE3664). O trio Reservado Grande Campeão foi o da Cabanha Tellechea, com o Lote 3 (TAT FIV4361, FIV4371 e FIV4373). O 3º melhor trio foi o Lote 5 (TAT TE124, 679, 704, da Cabanha Recalada, de Fábio Langlois Ruivo.
Já pela raça Ultrablack, o título de Grande Campeã Individual ficou com a Cabanha 4 Linhas, de propriedade de Luís Antônio Venker Menezes, de Guaíba/RS, com o animal do Lote 13 (TAT U258). A Cabanha Rincon Del Sarandy, de Uruguaiana/RS, levou os prêmios de Reservada Grande Campeã com o Lote 4 (TAT FIV 1774) e 3ª melhor fêmea, com Lote 10 (TAT TE1776).
Entre as duplas, o título de Grande Campeã foi para a Cia. Azul, de Susana Macedo Salvador, com o Lote 3 (TAT 007C e 017C). A mesma propriedade levou também o 3º lugar, com o lote 2 (TAT 015C e 041C). A Cabanha Rincon Del Sarandy, com o Lote 4 (TAT FIV1774 e FIV1783), fechou o pódio com o troféu de Reservada Grande Campeã.
Machos
O Grande Campeão Individual Angus foi o animal do Lote 59 (TAT FIV4420), da Cabanha Tellechea, de Sérgio Bastos Tellechea. O Lote 63 (TAT TE3691), da Fazenda Reconquista, foi o Reservado Grande Campeão. O 3º melhor macho ficou com o Lote 28 (TAT 23064), dos Irmãos Soldera Agropecuária, Grupo Soldera.
O Trio Grande Campeão também foi do Grupo Soldera, com o Lote 28 (TAT TE23216, TE23099 e TE23064). Já a Cabanha Recalada, ficou com o título de Trio Reservado Grande Campeão, com o Lote 20 (TAT 710, 722 e 732). A Cabanha Rincon Del Sarandy levou o 3º melhor trio, com o Lote 22 (TAT TE 4155, FIV4172 e TE4176).
Nos animais da raça Ultrablack, o Grande Campeonato de Machos (individual) foi conquistado pelo animal do Lote 20 (TAT TE1755), da Cabanha Rincon Del Sarandy, que também faturou o 3º lugar, com o Lote 18 (TAT TE1771). O Reservado Grande Campeão foi o animal do Lote 19 (TAT UB02), da Cabanha Tellechea, de Sérgio Bastos Tellechea.
A fala dos vencedores
José Paulo Dornelles Cairoli, Fazenda Reconquista
“Eu acreditava muito nas vacas individuais. Eram terneiras muito boas à época, e nós criamos, então, essa possibilidade de fazer três excepcionais novilhas. Para a Reconquista é uma gratificação muito grande saber que estamos no caminho certo, produzindo animais de qualidade. Animais que, independente de ser competitivo ou não, buscam esse biotipo e essa condição que nós apresentamos hoje na pista. É muito difícil fazer um trio parelho, e fazer um trio parelho de animais excepcionais é ainda mais desafiador, do que você escolher um indivíduo e ganhar um grande campeonato.
Ignacio Tellechea, Cabanha Rincon Del Sarandy
“Nós ficamos muito contentes pela importância dessa mostra, uma das mais importantes, hoje, nas raças Angus e Ultrablack. É uma referência. Ganhar aqui respalda todo o nosso programa de seleção e nos habilita a fazer o leilão no dia 8 de junho, o Rincón Show, com animais muito premiados. Isso reforça a qualidade da oferta que vamos disponibilizar”.
Luis Felipe Cassol, Cabanha 4 Linhas
“Como assessor, fico muito satisfeito. O trabalho que fizemos junto com a equipe, capitaneada pelo Álvaro Dumoncel, é o melhor em relação ao que acreditamos. E chegar na exposição aqui em Uruguaiana, tão importante em número de expositores e de animais expostos, e ter o crédito da nossa jurada ao apontar essa fêmea como a melhor da feira, para nós realmente é muito importante. A cabanha aposta na Ultrablack desde o início, quando começou a se registrar pela Associação. Então, a conquista só vem a reafirmar o caminho da 4 Linhas, produzindo o que existe de melhor em Angus, Brangus e Ultrablack”.
Fábio Ruivo, Cabanha Recalada (em parceria com La Coxilha e Sossego)
“Eu sempre acreditei muito nesta vaca, e como ano passado não participei de exposições, agora trouxemos ela quase no limite da possibilidade de participar, pois sempre acreditamos muito nela. A alegria é ainda maior por expor com parceiros tão amigos, como La Coxilha e Sossego. Todos os anos temos uma troca muito interessante de genética, um intercâmbio muito saudável de genética. É uma grande satisfação trazer essa fêmea aqui e ser tão representativa para em Uruguaiana, uma exposição que eu tenho desde sempre como referência”.
Mariana Salvador, Cia.Azul
“Nós, da Cia Azul, ficamos extremamente felizes de participar e comprovar que nossa seleção está no caminho certo. As exposições nos servem de inspiração para que possamos alinhar uma seleção fenotípica juntamente com animais extremamente produtivos”.
Fonte: Associação Brasileira de Angus