ABCCC encerra reciclagens dos jurados com atividades em Caçador

Após a realização de quatro encontros organizados pelo Colégio de Jurados da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), a Cabanha Caçador, no município de Caçador, em Santa Catarina, foi sede da última reciclagem anual. No dia 09 de abril, os jurados das listas 1 e 2, das Regiões 4, 5, 7 e 8, se reuniram para um momento de troca de experiências, reforço de aprendizado e aprimoramento dos critérios de avaliação. 

Como previsto na programação, as atividades começaram com a seleção e avaliação dos animais a campo, na pista de mangueira, com etapa de morfologia. Em seguida, o resultado foi discutido e avaliado pelo Colégio de Jurados. O encontro ainda teve avaliação de provas funcionais a partir da exibição de vídeos do Freio de Ouro. 

O Executivo do Colégio de Jurados, Leandro Amaral, celebrou a realização de mais uma reciclagem. “A Cabanha Caçador nos forneceu toda a estrutura. Foi uma reciclagem com bom número de jurados, conseguimos fazer um trabalho de afinamento de critérios e tiramos dúvidas sobre o regulamento nas provas do Freio de Ouro. Acho que foi muito importante esse encontro”, ressalta. 

Amaral ainda salienta que os jurados deram um retorno positivo das cinco reciclagens realizadas no Brasil. “Tivemos um feedback muito bom de todos os jurados, todas essas reciclagens que fizemos durante o ciclo, iniciando por Bagé, Pelotas, Uruguaiana, Rolante e encerrando os trabalhos em Caçador. Tenho certeza que a gente alcançou nosso objetivo que é o afinamento de critérios com os jurados, o estudo do regulamento das nossas provas do Freio de Ouro e a forma de aplicar. Com certeza teremos julgamentos muito mais coesos no ciclo”, frisa.

Participando do encontro, o Jurado do cargo Efetivo, Álvaro Dumoncel, destacou a relevância desse momento. “É muito importante essa reciclagem, a gente tem tempo de casa, de pista e de prova, e mesmo assim, isso nos engrandece, nos atualiza, nos tira dúvidas, é um debate muito bem conduzido pelos membros do Colégio”, conta.

Já a Jurada Auxiliar, Amanda Azambuja da Silva Xavier, comenta sobre a participação na reciclagem. “Estou muito contente com esse formato de reciclagem neste ano. Olhar os animais na mangueira foi um método muito bom. Os animais da cabanha tem um excelente nível, eu acredito que a troca de informação e o crescimento de cada um vai ser muito grande. Cada jurado vai sair daqui com os critérios bem mais afinados”, destaca.

Para o ciclo 2025, haverá mais uma Reciclagem de Jurados, desta vez fora do Brasil, na Argentina. O encontro está previsto para acontecer nos dias 14 e 15  de maio. Segundo Amaral, junto da programação da reciclagem, irá ocorrer um concurso de ascensão da lista dos jurados, que buscam subir da 2 para a 1.

Fonte: ABCCC

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo