
1ª Noite dos Campeões destaca resultados da região de expansão do Cavalo Crioulo
A Associação Brasileira dos Criadores de Cavalo Crioulo (ABCCC) e o Núcleo Sem Fronteiras deram mais um passo para incentivar a expansão da raça além das fronteiras gaúchas. A 1ª Noite dos Campeões da Região 8, realizada na noite desta sexta-feira (28/3), na Estância Tamareira, em Santa Rita do Passa Quatro, no interior de São Paulo, homenageou criadores, proprietários, ginetes e outras pessoas envolvidas com as modalidades esportivas e seletivas da chamada Região 8, que abrange todo o território acima do estado de São Paulo. A festa reuniu mais de 150 convidados de diversas regiões do País, destacando a importância da premiação para a valorização dos criadores.
Nesta primeira edição, que deve se repetir nos anos seguintes de forma itinerante, a Noite dos Campeões recebeu o nome de André Luis Vaz Machado, um grande colaborador no fomento da raça. Segundo Gerson de Medeiros, gerente de Expansão da ABCCC, a ideia inicial foi valorizar não só as pessoas que vão disputar a final das modalidades esportivas e seletivas, mas também os criadores, levando em conta as dificuldades que enfrentam no desenvolvimento das atividades longe do reduto da raça, no Sul do Brasil. “A nossa intenção é sempre aproximar a Associação do criador e do usuário do cavalo, que é o nosso objetivo. Nós temos um produto fenômeno em mãos, que é o cavalo Crioulo, e temos que saber a maneira certa de inseri-lo no mercado”, afirmou.
O presidente do Núcleo Sem Fronteiras é um bom exemplo da nova geração que o Crioulo vem formando. Com apenas 22 anos, Gustavo Piegas participou da organização do evento e considerou muito positiva a proposta como forma de incentivo. “O evento foi um marco não apenas para o nosso Núcleo, que abrange São Paulo e Minas Gerais, mas para toda a região acima do Paraná. A grande adesão mostra o interesse crescente pelo cavalo Crioulo”, destacou.
Para o vice-presidente de Expansão da ABCCC, Roberto Diedrich, é muito importante a Associação buscar essa maior aproximação, reconhecendo o trabalho realizado pelos criadores, proprietários e atletas que estão distantes e que empenham grandes esforços para participar dos eventos esportivos da raça, seja na sua região ou no Rio Grande do Sul. “Além do reconhecimento, é um modelo no qual você traz novas pessoas, futuros criadores, novos entusiastas para conhecer a raça, as provas e o cavalo Crioulo”, considera ele, que veio do Mato Grosso do Sul para o evento.
O anfitrião da Estância Tamareira, o criador Onécio Silveira Prado Júnior, é um dos maiores incentivadores do processo de expansão da raça. Ele afirma que o cavalo Crioulo tem muito a oferecer tanto no campo do trabalho com o gado quanto na área esportiva. “O cavalo Crioulo está no nosso dia a dia, seja no lazer, no esporte ou no trabalho com o gado. Ele é uma ferramenta essencial para o campo, com um desempenho excepcional”.
Como primeiro paulista a assumir a presidência da ABCCC, na gestão de 2020 a 2022, Onécio afirma que a Noite dos Campeões é mais uma grande iniciativa para dar continuidade a um trabalho de expansão que a ABCCC realiza há mais de 15 anos, a fim de tornar a raça conhecida em todos os cantos do Brasil. “Hoje mudamos um pouco a filosofia, porque acho que o cavalo Crioulo não é só um instrumento de seleção, com o Freio de Ouro, mas também muito importante no esporte, na rédeas, team penning e no trabalho”, afirma.
Uma das homenageadas foi a jovem amazona Maria Vitória da Cruz Rosa, de apenas 11 anos, de Pratânia/SP. Ela foi a líder da categoria “Menos 13” de Ranch Sorting, uma modalidade na qual o Crioulo também vem mostrando grande aptidão. A jovem amazona conta que começou a montar aos 5 anos, quando seu pai e seu avô começaram a trabalhar em uma fazenda que criava Crioulos. Incentivada pelo treinador, nunca mais parou. “Foi uma experiência incrível, porque além de receber um prêmio bonito, isso nos motiva ainda mais”, comentou, com um sorriso no rosto.
O brilho nos olhos de Maria Vitória reflete o que a Noite dos Campeões simboliza: o reconhecimento do talento e a inspiração para que novas gerações continuem impulsionando o cavalo Crioulo pelo Brasil.
A 1ª Noite dos Campeões teve o patrocínio e parceira da Fami Capital.
Em breve, atualizaremos a listagem de premiações e homenagens entregues e também a galeria de fotos completa do evento.
Fonte: ABCCC