“Todos querem ver o Cavalo Crioulo”: raça marca presença na 126ª Fieracavalli, em Verona, Itália
Em meio às mais diversas raças de cavalos, há quase uma década o Cavalo Crioulo iniciou a presença na mais antiga feira equestre do mundo, a Fieracavalli, realizada em Verona, na Itália. A Feira é uma vitrine de extrema importância para o mundo equestre internacional, que permite a raça ser reconhecida em solo europeu, chamando a atenção do público por onde passa. Na 126º Edição, realizada de 4 a 11 de novembro, quatro exemplares foram expostos pelos criadores que estiveram presentes, fomentando e divagando mais sobre a funcionalidade e versatilidade da raça Crioula. Danielle Cairo (Cairo Horses), Enrico Pavese (Tradicional Ranch), Vitório Rabboni (Estância La Matilde), e Giuseppe Bonacina (La Alegra), apresentaram seus exemplares com intuito de demonstrar a principal ferramenta seletiva da raça o Freio de Ouro, focados na modalidade europeia, o Freio de Ouro da Europa.
“Daremos subsídio para que o Freio de Ouro continue, é de extrema importância para a raça crioula o comprometimento e dedicação destes criadores para manter viva a prova”, enfatiza André Luiz Narciso Rosa, Vice Presidente de Provas Seletivas. “É um envolvimento fora do comum, maior feira equestre do mundo com mais de 40 raças reunidas, onde podemos manter e afinar laços e portas já abertas, como também nos abre muitas outras possibilidades no mercado internacional”, destaca André.
Apresentados pelo grupo de amigos que creem que a visibilidade do Freio da Europa, a raça é potencializada na maior feira do mundo, onde os quatro exemplares tiveram o momento de apresentar e demonstrar as manobras executadas durante as provas. “Principalmente pensamos que estar na Feira tão importante é uma ótima oportunidade de promover a raça. Quando estivemos presentes, as pessoas interessaram-se muito, pela morfologia, mas principalmente pela prova funcional, o Freio de Ouro, chama muito a atenção. Este ano estivemos com quatro cavalos e as pessoas nos paravam para perguntar: quando terá demonstração funcional? Quando acontece o Freio de Ouro da Europa? Isso significa muito, as pessoas gostam de ver o Cavalo Crioulo montado e trabalhando! Penso que é um trabalho que não podemos parar“, destaca Giuseppe Bonacina (La Alegra), sobre a demonstração dos exemplares no cenário da Fieracavalli.
Fonte: ABCCC