Sexta é dia de saber mais sobre prevenção da febre aftosa
O Fórum Estadual da Febre Aftosa, que acontece na próxima sexta-feira em Santa Rosa, na Região Noroeste do estado, faz parte do calendário de ações para a vigilância da doença no Rio Grande do Sul. O evento ocorre durante a programação da Fenasoja, e em uma região que tem como ponto forte da economia o agronegócio. Com o tema “Prevenção: cada elo importa”, o fórum vai reunir representantes de três elos da cadeia produtiva da pecuária.
O presidente do Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal do RS, Rogério Kerber, que será o mediador do encontro, afirma que o evento trata sobre febre aftosa, mas servirá como ensinamento para diferentes enfermidades. “Temos que encarar os desafios da defesa sanitária animal como um todo, destacando pontos importantes como prevenção, biosseguridade e a importância das notificações de suspeitas. Isso serve para todas as doenças e não só para a febre aftosa”, pontua Kerber.
A médica veterinária Grazziane Rigon, da coordenação do Programa de Vigilância para a Febre Aftosa no RS, vai abordar o trabalho do Serviço Veterinário Oficial na manutenção da condição sanitária do estado. Para apresentar o olhar do produtor, o pecuarista de leite e médico veterinário Marcos Freitas, falará sobre sua experiência e sobre os principais passos que o produtor precisa dar em direção à segurança sanitária do rebanho. Representando a indústria, o presidente do Sindicato das Indústrias de Produtos Suínos do RS e diretor da Alibem, José Roberto Goulart, irá abordar as garantias de qualidade que são necessárias na indústria e a importância das certificações sanitárias para a conquista de novos mercados. Após as apresentações, haverá espaço para perguntas e debate entre os palestrantes.
O Rio Grande do Sul é área livre de febre aftosa sem vacinação desde 2021, com certificação da Organização Mundial de Sanidade Animal. Em 2020 realizou a última etapa de imunização do rebanho e, desde então, vem ampliando sistemas de inteligência e vigilância para manter a doença longe do rebanho. Após a certificação, o estado vem ganhando atenção internacional e abrindo novos mercados, inicialmente para a carne suína, mas sendo reconhecido pela excelência nas atividades de prevenção e atuação do serviço veterinário oficial.
Serviço:
O quê: IV Fórum Estadual de Febre Aftosa – Prevenção: cada elo importa
Onde: Auditório Central da Fenasoja – Santa Rosa
Quando: 29/11 às 14h
Transmissão: Youtube da Secretaria da Agricultura (youtube.com/agriculturagovrs)
Programação:
Mediação: Rogério Kerber – Presidente do FUNDESA
14h – O papel do Serviço Veterinário Oficial na manutenção da condição sanitária
Grazziane Maciel Rigon – FEA MV SEAPI-RS
14h20min – A importância do olhar do produtor
Marcos Freitas – Produtor rural e médico veterinário
14h40min – A indústria e as garantias de qualidade
José Roberto Fraga Goulart – Presidente do SIPS-RS
15h – Discussão
15h30min – Coffee de encerramento
Fonte: Thais D’Avilia