Secretaria da Agricultura integra treinamento ambiental da Brigada Militar
Fiscais estaduais agropecuários do Departamento de Vigilância e Defesa Sanitária Animal da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (DDA/Seapi) integraram, nesta segunda-feira (21/10), o treinamento de especialização em policiamento ambiental para 24 sargentos da Patrulha Ambiental da Brigada Militar (Patram). O evento ocorreu no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil.
Segundo a chefe substituta da Divisão de Defesa Sanitária Animal, Grazziane Maciel Rigon, o curso é uma capacitação interna da Brigada Militar e tem o objetivo de aprimorar o conhecimento técnico profissional dos graduados que trabalham na função de comandantes das patrulhas ambientais do Comando Ambiental da corporação.
Ao todo são 360 horas/aula, onde são abordados temas que visam à proteção ambiental em todo o Estado, especialmente dos crimes contra a fauna, como caça e abigeato. “A interface com a Seapi é de vital importância para o bom andamento dos trabalhos operacionais do Comando Ambiental da Brigada Militar”, destacou a médica veterinária.
Grazziane explicou que ela e as também médicas veterinárias da Seapi, Grabriela Cavagni, que atua na coordenação do Programa de Sanidade Suídea, e Alessandra Krein, da coordenação do Programa de Sanidade Avícola, apresentaram o conceito de defesa sanitária animal, seus objetivos e a relação com a saúde única. “Em nossas palestras, abordamos as principais doenças que são alvo dos programas sanitários, os sinais clínicos em animais que requerem notificação, nossas ações de vigilância e a importância da Patram no apoio ao Serviço Veterinário Oficial durante as atividades de fiscalização”.
As três também trataram de temas específicos, como o transporte da carcaça de javalis por controladores e a importância da atenção com as aves silvestres na vigilância para a Influenza Aviária. “Ficamos muito satisfeitas ao receber o convite, pois a Patram é parceira de longa data da Secretaria. Essas oportunidades são fundamentais para sensibilizar os policiais sobre áreas estratégicas onde podemos atuar em conjunto, fortalecendo a segurança sanitária animal, a saúde pública e o equilíbrio ambiental”, concluiu Grazziane.
Fonte: Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação