Santa Causa: vem aí mais um leilão em prol do maior hospital da Fronteira Oeste gaúcha
Evento 100% beneficente à Santa Casa de Uruguaiana será na noite de terça-feira, dia 23, com venda de gado geral. Inscrições de animais ficam abertas até segunda
A solidariedade voltará à pista do Parque Agrícola e Pastoril de Uruguaiana, na próxima terça-feira, 23 de janeiro, para a quarta edição do Remate Santa Causa. Promovido pela Estância Itapitocai e Instituto Maragata, o evento 100% beneficente aos setores de Maternidade e Pediatria da Santa Casa de Caridade de Uruguaiana promete mobilizar inúmeros pecuaristas e a própria comunidade em geral, a partir das 20h, com transmissão ao vivo pelo Lance Rural e Canal do Criador.
Com o intuito de ampliar os valores arrecadados em prol do hospital que é referência para 13 municípios da Fronteira Oeste do Rio do Grande do Sul, os promotores decidiram inovar o modelo de comercialização. Neste ano, a oferta será de gado geral, diferentemente dos anos anteriores, em que os equinos da raça Crioula eram maioria. As inscrições de animais se encerram na segunda-feira, véspera do remate, mas até a tarde desta sexta-feira, dia 19, quase 40 propriedades já abraçaram a causa e doaram mais de 150 cabeças, de diferentes categorias, para serem leiloadas.
Os recursos arrecadados nas três primeiras edições (em 2017, 2020 e 2022) vêm sendo aplicados em melhorias na área materno-infantil do hospital. Nenhum valor é repassado à Santa Casa, o Instituto Maragata faz o levantamento das principais demandas e se responsabiliza pela gestão das obras, como a contratação de mão de obra, compra de material e equipamentos. “Graças ao Santa Causa, já conseguimos reformar a UTI Neonatal em 2018, inauguramos o Banco de Leite em 2023 e iniciamos as obras de reforma do berçário e atendimento ao recém-nato. Mas ainda há uma lista grande de necessidades, como a reforma geral da Pediatria e da Maternidade”, salienta João Gaspar Martins Bastos, presidente do Instituto.
Os negócios serão capitaneados pela Tellechea & Bastos Leilões, com Pedro Bastos no martelo. O pagamento dos lotes deverá ser em parcela única, com prazo de 60 dias, e não será cobrada a tradicional comissão de venda dos compradores. Quem quiser colaborar com doações em dinheiro, também pode fazer via pix do Instituto Maragata (CNPJ: 14727852000190).
Fonte: Estela Facchin