Realizado o julgamento de admissão dos animais de argola da Exposição Nacional
O dia de hoje (19), na Exposição Nacional Hereford e Braford foi marcado pelo julgamento de admissão dos animais de argola. Sob a atenta supervisão dos técnicos credenciados pela Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), José Antônio Corrêa Filho e Luiz Rafael Zaccaro Lagreca, os exemplares foram minunciosamente avaliados segundo uma série de critérios.
Na oportunidade foram realizadas medições dos animais, como peso, comprimento, altura de garupa, dentição, tatuagem, além de outras consultas como registro genealógico, atestado de prenhes, andrológico e exame de ultrassom. Essas medidas não apenas garantem que os animais atendam aos padrões estabelecidos, mas também dão suporte para o jurado na hora da avaliação final.
Durante o julgamento, Lagreca não poupou elogios à qualidade dos animais apresentados. “Animais excelentes que andariam bem em qualquer lugar do mundo, isso gratifica a gente de ver que as nossas raças estão em uma caminhada de ascensão muito boa”. Esses comentários não só reconhecem o trabalho dos criadores na seleção e melhoramento das raças, mas também orientam futuras decisões.
Filho, aproveitou a oportunidade para enfatizar que pelo primeiro ano de exposição não há obrigatoriedade de tosa dos animais da raça Hereford, permitindo assim preservar características naturais. “Acho positivo, o pelo faz parte da raça, e dessa forma é possível avaliar o peleche dos animais que são mais precoces para a mudança de pelo, além de ficar com uma melhor apresentação”, comentou.
Amanhã será realizado o julgamento de admissão dos animais rústicos, com os técnicos responsáveis sendo Ricardo Duarte Pombo e Túlio Luzardo Mendes.
Fonte: ABHB