Observatório Vitivinícola é lançado na 47ª Expointer

Informações sobre produção, importação e exportação, crédito rural, comercialização, legislação, estudos e pesquisas sobre o setor vitivinícola do Rio Grande do Sul, além de previsões climáticas, estão disponíveis agora em uma única plataforma. É o Observatório Vitivinícola, lançado oficialmente nesta quarta-feira (28/8), no estande do governo do Estado na 47ª Expointer, graças a uma parceria entre a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) e o Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Consevitis-RS). O secretário-adjunto da Seapi, Márcio Madalena, e o presidente do Consevitis, Luciano Rebellatto, deram as boas-vindas aos presentes.

O observatório foi criado em 2023 pelo Consevitis-RS devido a uma demanda do setor, e apresenta um conjunto de informações relacionadas ao complexo da uva e de seus derivados. “O interesse em desenvolver um observatório surgiu pela necessidade e importância de se ter um local que centralize todas as informações relevantes”, explicou Fernanda Fröhlich, coordenadora técnica da empresa H&R, que desenvolveu o observatório.

Fernanda e o engenheiro agrônomo da empresa, José Miguel Pretto, fizeram a demonstração dos painéis que já estão contemplados dentro do observatório e a dinâmica de seu funcionamento. “Poderão ser beneficiados com as informações o Consevitis e todo o setor, além de agricultores, técnicos, pesquisadores e imprensa”, afirmou Fernanda. “O objetivo é tornar a plataforma referência nacional para o setor vitivinícola”, disse Pretto.

Um dos painéis do Observatório é o de Previsão Climática, feito em parceria com o Sistema de Monitoramento e Alertas Agroclimáticos (Simagro-RS). Ele contém informações sobre previsão do tempo e de probabilidade da ocorrência de doenças. “Desenvolvemos um sistema de Alerta Videiras, no qual disponibilizamos previsões de tempo, mas também a previsão para a probabilidade de ocorrência de doenças, como antracnose e podridão, entre outras”, explicou o meteorologista e coordenador do Simagro, Flávio Varone. “Assim, o produtor tem uma ferramenta para identificar se no futuro podem acontecer esses tipos de doenças ou não nos seus parreirais, porque é tudo regionalizado e distribuído por municípios.”

Segundo Varone, o Simagro instalou algumas estações meteorológicas específicas para uva em parreirais na serra gaúcha. “Conseguimos obter essa condição no momento presente, de modo que o produtor tem à disposição uma seleção de variáveis interessantes para o setor. Isto é, ele conta com monitoramento e previsão”, concluiu Varone.

Mais informações: https://observatorio.consevitis-rs.com.br/home

Sobre a Plataforma

Painel Produção

O painel produção apresenta informações como quantidade produzida, área plantada, área colhida e valor da produção de uva, além de análise da evolução histórica de alguns desses dados. Há ainda o número de trabalhadores empregados com carteira assinada na fabricação de vinho ao longo do tempo, os principais países produtores de vinho e de uva e os municípios que mais produziram uva, além da quantidade produzida de uva em relação a cada cepa ou cada classificação de uva (híbrida, americana, vinífera ou outras).

Painel Importação e Exportação

É composto por dados sobre comércio exterior. Nele, estão organizadas informações sobre o valor das importações e exportações de uma cesta de produtos relacionados ao setor vitivinícola, além dos principais destinos de exportações.

Os dados de Importação e Exportação apresentados referem-se a Estados, Regiões e Brasil.

Painel de Crédito Rural

Apresenta informações obtidas por meio do Banco Central do Brasil, disponíveis para todos os níveis territoriais. As principais tratam do valor total, da área total e do número total de contratos relacionados à produção de uva. Os gráficos detalham a evolução desses três dados ao longo dos anos e os municípios com maior valor de contratos e o maior número de contratos relacionados com a uva.

Painel de Comercialização do RS

Encontram-se dados obtidos pela Seapi, por meio do Sistema de Declarações Vinícolas (Sisdevin). Todas as informações contidas neste painel retratam volumes de vendas em litros. Foram selecionados os seis principais produtos comercializados pelo Rio Grande do Sul, que concentram cerca de 96% do valor total das operações. No sistema existem informações referentes a operações como devolução, transferência (matriz/filial) e venda dentro e para fora do Estado.

Painel de Legislação

Neste painel encontram-se as principais legislações relacionadas ao Complexo da uva e do vinho (legislações, decretos, portarias e instruções normativas). Para cada tópico é possível saber quais são as legislações vigentes e um breve resumo de cada item, com o direcionamento para a publicação respectiva no site oficial.

Painel de Estudos e Pesquisas

Ferramenta que disponibiliza estudos relacionados com o Complexo da uva e do vinho, sendo possível escolher entre publicações do Consevitis-RS ou pesquisas gerais. Nas publicações, é possível encontrar um acervo com pesquisas e publicações realizadas internamente e disponíveis para o público em geral. Nas pesquisas gerais encontram-se artigos, dissertações, teses e estudos publicados em revistas científicas relevantes para o setor vitivinícola.

Painel Previsão Climática

Informações do Sistema de Monitoramento e Alertas Agroclimáticos (Simagro-RS) sobre previsões de tempo e de probabilidade da ocorrência de doenças.

Painel de Notícias

O painel redirecionará para a página de notícias do Consevitis-RS, na qual se encontram todas as notícias publicadas pelo órgão.

Sobre o Consevitis-RS

O instituto atua no apoio, na difusão e no financiamento de demandas relacionadas à produção de uvas, vinhos, sucos de uva e demais produtos derivados no âmbito agrícola, produtivo, técnico, promocional, cultural, ambiental, jurídico e institucional. O Consevitis-RS também está envolvido em programas de ensino, pesquisa, extensão e inovação, visando ao constante desenvolvimento e aprimoramento do setor vitivinícola.

Fonte: Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo